CURSO DE PEDAGOGIA CAMPUS IV/UFPB: PERCEPÇÕES DE ALUNOS E ALUNAS SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36356 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2964 "inscrito_id" => 4792 "titulo" => "CURSO DE PEDAGOGIA CAMPUS IV/UFPB: PERCEPÇÕES DE ALUNOS E ALUNAS SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA" "resumo" => "O texto apresenta resultados de uma pesquisa realizada com alunos e alunas do Curso de Pedagogia do Campus IV da Universidade Federal da Paraíba/UFPB. Tal pesquisa ocorreu no ano letivo de 2016 durante a vivência das atividades realizadas com o componente curricular Ensino de Matemática, que é obrigatório na estrutura do curso e ministrado no 7º período. Para a realização da coleta de dados foi utilizada a escrita de memorial no início e no final das atividades do componente. O objetivo da pesquisa foi investigar a relação que os alunos e alunas tinham com a Matemática antes e depois de cursarem Ensino de Matemática. Para tanto foi solicitado que representassem suas percepções com relação a Matemática, em forma de um texto e um desenho para que se pudesse tecer considerações no que se refere a aprendizagem ocorrida. Na análise dos dados se considerou dois memorias por participante da pesquisa, no sentido de compreender as possíveis mudanças ocorridas ao vivenciarem as atividades do componente curricular. A análise dos memoriais indicou que houve mudanças significativas das percepções dos alunos e das alunas com relação a Matemática no que se refere: a aprendizagem dos conteúdos conceituais e procedimentais; a possibilidade de aprender e de ensinar a Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental de forma prazerosa e interativa; a compreensão de que é possível pesquisar, estudar e produzir materiais didáticos para o trabalho com a Matemática; além da percepção que o pedagogo e a pedagoga também são professores e professoras que ensinam Matemática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "PEDAGOGIA, ENSINO DE MATEMÁTICA, MEMORIAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID4792_29092017163809.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA TEREZINHA OLIVEIRA ALVES" "autor_nome_curto" => "TEREZINHA ALVES" "autor_email" => "ftoalves@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36356 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2964 "inscrito_id" => 4792 "titulo" => "CURSO DE PEDAGOGIA CAMPUS IV/UFPB: PERCEPÇÕES DE ALUNOS E ALUNAS SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA" "resumo" => "O texto apresenta resultados de uma pesquisa realizada com alunos e alunas do Curso de Pedagogia do Campus IV da Universidade Federal da Paraíba/UFPB. Tal pesquisa ocorreu no ano letivo de 2016 durante a vivência das atividades realizadas com o componente curricular Ensino de Matemática, que é obrigatório na estrutura do curso e ministrado no 7º período. Para a realização da coleta de dados foi utilizada a escrita de memorial no início e no final das atividades do componente. O objetivo da pesquisa foi investigar a relação que os alunos e alunas tinham com a Matemática antes e depois de cursarem Ensino de Matemática. Para tanto foi solicitado que representassem suas percepções com relação a Matemática, em forma de um texto e um desenho para que se pudesse tecer considerações no que se refere a aprendizagem ocorrida. Na análise dos dados se considerou dois memorias por participante da pesquisa, no sentido de compreender as possíveis mudanças ocorridas ao vivenciarem as atividades do componente curricular. A análise dos memoriais indicou que houve mudanças significativas das percepções dos alunos e das alunas com relação a Matemática no que se refere: a aprendizagem dos conteúdos conceituais e procedimentais; a possibilidade de aprender e de ensinar a Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental de forma prazerosa e interativa; a compreensão de que é possível pesquisar, estudar e produzir materiais didáticos para o trabalho com a Matemática; além da percepção que o pedagogo e a pedagoga também são professores e professoras que ensinam Matemática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "PEDAGOGIA, ENSINO DE MATEMÁTICA, MEMORIAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID4792_29092017163809.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA TEREZINHA OLIVEIRA ALVES" "autor_nome_curto" => "TEREZINHA ALVES" "autor_email" => "ftoalves@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }