Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MAPEAMENTO DO PERFIL LITERÁRIO DOS JOVENS DA REGIÃO DO TRAIRI/RN

Palavra-chaves: LEITURA LITERÁRIA, PERFIL LITERÁRIO, REGIÃO DO TRAIRI/RN Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37405
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 997
    "inscrito_id" => 6962
    "titulo" => "MAPEAMENTO DO PERFIL LITERÁRIO DOS JOVENS DA REGIÃO DO TRAIRI/RN"
    "resumo" => "O presente trabalho analisa as atividades desenvolvidas pelo grupo de pesquisa responsável pelo projeto intitulado “A leitura na formação humana integral dos jovens da região do Trairi”, com metas e objetivos a serem cumpridos em nove meses, de agosto de 2016 a maio de 2017. Esse projeto foi aprovado pelo Edital 06/2016 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). A referida pesquisa consiste na identificação de um perfil de leitor do aluno ingressante no Ensino Médio Integrado nos Cursos de Informática e Mecânica do IFRN Campus Santa Cruz no letivo 2016. Os dados obtidos, através da aplicação de questionário, fornecem informações das tipologias textuais mais citadas, comparações entre as exigências de leituras em diferentes escolas (estadual, municipal e particular), os gostos literários dos alunos e perspectivas de leituras pelos discentes. Com as análises dos resultados obtidos, elaboramos um relatório e passamos nas principais escolas citadas no questionário, apresentando as informações e sugestões para o planejamento de leituras significativas, a fim de melhor favorecer essa prática e proporcionar os benefícios do ato de ler. Para o IFRN, apresentamos aos professores, principalmente os de Língua Portuguesa, e ao setor pedagógico as análises dos dados e reflexões para planejamentos para os anos letivos vindouros desses discentes na instituição. O que motivou a pesquisa foi a reflexão de uma realidade: a leitura, as práticas e as competências leitoras têm ocupado espaço considerável na educação e na mídia brasileira, além de preocupar educadores. Os alunos da região Trairi do RN (Rio Grande do Norte) não se opõem a essa realidade. Assim, pensando em modificar esse contexto, as reflexões das análises dos dados obtidos com os sujeitos direcionam para ações direcionadas para leitura no Ensino Fundamental II e Ensino Médio, favorecendo práticas de leituras em sala de aula"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LEITURA LITERÁRIA, PERFIL LITERÁRIO, REGIÃO DO TRAIRI/RN"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID6962_08092017115621.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NADJA ELIZABETH DE ANDRADE FONTES "
    "autor_nome_curto" => "ELIZA FONTES"
    "autor_email" => "elizabethandrade.andrade3"
    "autor_ies" => "0000"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37405
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 997
    "inscrito_id" => 6962
    "titulo" => "MAPEAMENTO DO PERFIL LITERÁRIO DOS JOVENS DA REGIÃO DO TRAIRI/RN"
    "resumo" => "O presente trabalho analisa as atividades desenvolvidas pelo grupo de pesquisa responsável pelo projeto intitulado “A leitura na formação humana integral dos jovens da região do Trairi”, com metas e objetivos a serem cumpridos em nove meses, de agosto de 2016 a maio de 2017. Esse projeto foi aprovado pelo Edital 06/2016 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). A referida pesquisa consiste na identificação de um perfil de leitor do aluno ingressante no Ensino Médio Integrado nos Cursos de Informática e Mecânica do IFRN Campus Santa Cruz no letivo 2016. Os dados obtidos, através da aplicação de questionário, fornecem informações das tipologias textuais mais citadas, comparações entre as exigências de leituras em diferentes escolas (estadual, municipal e particular), os gostos literários dos alunos e perspectivas de leituras pelos discentes. Com as análises dos resultados obtidos, elaboramos um relatório e passamos nas principais escolas citadas no questionário, apresentando as informações e sugestões para o planejamento de leituras significativas, a fim de melhor favorecer essa prática e proporcionar os benefícios do ato de ler. Para o IFRN, apresentamos aos professores, principalmente os de Língua Portuguesa, e ao setor pedagógico as análises dos dados e reflexões para planejamentos para os anos letivos vindouros desses discentes na instituição. O que motivou a pesquisa foi a reflexão de uma realidade: a leitura, as práticas e as competências leitoras têm ocupado espaço considerável na educação e na mídia brasileira, além de preocupar educadores. Os alunos da região Trairi do RN (Rio Grande do Norte) não se opõem a essa realidade. Assim, pensando em modificar esse contexto, as reflexões das análises dos dados obtidos com os sujeitos direcionam para ações direcionadas para leitura no Ensino Fundamental II e Ensino Médio, favorecendo práticas de leituras em sala de aula"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LEITURA LITERÁRIA, PERFIL LITERÁRIO, REGIÃO DO TRAIRI/RN"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID6962_08092017115621.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NADJA ELIZABETH DE ANDRADE FONTES "
    "autor_nome_curto" => "ELIZA FONTES"
    "autor_email" => "elizabethandrade.andrade3"
    "autor_ies" => "0000"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente trabalho analisa as atividades desenvolvidas pelo grupo de pesquisa responsável pelo projeto intitulado “A leitura na formação humana integral dos jovens da região do Trairi”, com metas e objetivos a serem cumpridos em nove meses, de agosto de 2016 a maio de 2017. Esse projeto foi aprovado pelo Edital 06/2016 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). A referida pesquisa consiste na identificação de um perfil de leitor do aluno ingressante no Ensino Médio Integrado nos Cursos de Informática e Mecânica do IFRN Campus Santa Cruz no letivo 2016. Os dados obtidos, através da aplicação de questionário, fornecem informações das tipologias textuais mais citadas, comparações entre as exigências de leituras em diferentes escolas (estadual, municipal e particular), os gostos literários dos alunos e perspectivas de leituras pelos discentes. Com as análises dos resultados obtidos, elaboramos um relatório e passamos nas principais escolas citadas no questionário, apresentando as informações e sugestões para o planejamento de leituras significativas, a fim de melhor favorecer essa prática e proporcionar os benefícios do ato de ler. Para o IFRN, apresentamos aos professores, principalmente os de Língua Portuguesa, e ao setor pedagógico as análises dos dados e reflexões para planejamentos para os anos letivos vindouros desses discentes na instituição. O que motivou a pesquisa foi a reflexão de uma realidade: a leitura, as práticas e as competências leitoras têm ocupado espaço considerável na educação e na mídia brasileira, além de preocupar educadores. Os alunos da região Trairi do RN (Rio Grande do Norte) não se opõem a essa realidade. Assim, pensando em modificar esse contexto, as reflexões das análises dos dados obtidos com os sujeitos direcionam para ações direcionadas para leitura no Ensino Fundamental II e Ensino Médio, favorecendo práticas de leituras em sala de aula

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.