O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID prevê bolsas para estudantes de licenciatura que, sob orientação de professores universitários e sob supervisão de professores da Educação Básica. Dentro de uma política de melhoria da educação básica, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência que constitui uma parceria entre o governo federal, a universidade e a escola pública, tem, como alguns de seus objetivos, segundo a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica, além de contribuir para a valorização do magistério. Sendo assim, o presente trabalho procurou investigar as contribuições do PIBID/UVA Subprojeto Biologia para a formação docente dos licencia(n)dos participantes, sob o ponto de vista destes, e verificar suas influências nos aspectos relativos ao desenvolvimento de uma prática docente inovadora e da construção de saberes próprios da profissão de professor. Foi realizada uma pesquisa aos ex-bolsistas e como os bolsistas atuais do PIBID/UVA Subprojeto Biologia, na cidade de Sobral-CE, Os questionários foram elaborados buscando investigar os aspectos formativos e as contribuições que o PIBID vem fomentando em sua formação inicial. Todos os participantes relataram a importância do PIBID declarando que é uma oportunidade de entrar em contato com a realidade escolar e experimentar o que eles caracterizam como vivência escolar. Foi verificado que a participação no PIBID proporcionou aos participantes o primeiro contato com a docência ampliando a percepção deles sobre a atuação docente e adquirindo experiências no desenvolvimento de atividades pedagógicas. Diante dos dados da pesquisa todos os entrevistados relataram aspectos positivos do programa em questão no processo de formação docente, sempre justificando que o contato com a sala de aula motiva os mesmos a seguirem na carreira do magistério. O PIBID proporciona grandes experiências aos entrevistados, que foram capazes de motivar uma grande parte deles na profissão.