Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A PERCEPÇÃO DOS LICENCIA(N)DOS EM BIOLOGIA SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID SUBPROJETO BIOLOGIA EM SUA FORMAÇÃO PARA A DOCÊNCIA

Palavra-chaves: PIBID, FORMAÇÃO INICIAL, CONTRIBUIÇÕES, DOCENCIA Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35513
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1572
    "inscrito_id" => 2203
    "titulo" => "A PERCEPÇÃO DOS LICENCIA(N)DOS EM BIOLOGIA SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID SUBPROJETO BIOLOGIA EM SUA FORMAÇÃO PARA A DOCÊNCIA"
    "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID prevê bolsas para estudantes de licenciatura que, sob orientação de professores universitários e sob supervisão de professores da Educação Básica. Dentro de uma política de melhoria da educação básica, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência que constitui uma parceria entre o governo federal, a universidade e a escola pública, tem, como alguns de seus objetivos, segundo a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica, além de contribuir para a valorização do magistério. Sendo assim, o presente trabalho procurou investigar as contribuições do PIBID/UVA Subprojeto Biologia para a formação docente dos licencia(n)dos participantes, sob o ponto de vista destes, e verificar suas influências nos aspectos relativos ao desenvolvimento de uma prática docente inovadora e da construção de saberes próprios da profissão de professor.  Foi realizada uma pesquisa aos ex-bolsistas e como os bolsistas atuais do PIBID/UVA Subprojeto Biologia, na cidade de Sobral-CE, Os questionários foram elaborados buscando investigar os aspectos formativos e as contribuições que o PIBID vem fomentando em sua formação inicial. Todos os participantes relataram a importância do PIBID declarando que é uma oportunidade de entrar em contato com a realidade escolar e experimentar o que eles caracterizam como vivência escolar. Foi verificado que a participação no PIBID proporcionou aos participantes o primeiro contato com a docência ampliando a percepção deles sobre a atuação docente e adquirindo experiências no desenvolvimento de atividades pedagógicas. Diante dos dados da pesquisa todos os entrevistados relataram aspectos positivos do programa em questão no processo de formação docente, sempre justificando que o contato com a sala de aula motiva os mesmos a seguirem na carreira do magistério. O PIBID proporciona grandes experiências aos entrevistados, que foram capazes de motivar uma grande parte deles na profissão."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "PIBID, FORMAÇÃO INICIAL, CONTRIBUIÇÕES, DOCENCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID2203_10092017225849.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RONALDO LEON DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "RONALDO LEON"
    "autor_email" => "ronaldoleon17@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35513
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1572
    "inscrito_id" => 2203
    "titulo" => "A PERCEPÇÃO DOS LICENCIA(N)DOS EM BIOLOGIA SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID SUBPROJETO BIOLOGIA EM SUA FORMAÇÃO PARA A DOCÊNCIA"
    "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID prevê bolsas para estudantes de licenciatura que, sob orientação de professores universitários e sob supervisão de professores da Educação Básica. Dentro de uma política de melhoria da educação básica, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência que constitui uma parceria entre o governo federal, a universidade e a escola pública, tem, como alguns de seus objetivos, segundo a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica, além de contribuir para a valorização do magistério. Sendo assim, o presente trabalho procurou investigar as contribuições do PIBID/UVA Subprojeto Biologia para a formação docente dos licencia(n)dos participantes, sob o ponto de vista destes, e verificar suas influências nos aspectos relativos ao desenvolvimento de uma prática docente inovadora e da construção de saberes próprios da profissão de professor.  Foi realizada uma pesquisa aos ex-bolsistas e como os bolsistas atuais do PIBID/UVA Subprojeto Biologia, na cidade de Sobral-CE, Os questionários foram elaborados buscando investigar os aspectos formativos e as contribuições que o PIBID vem fomentando em sua formação inicial. Todos os participantes relataram a importância do PIBID declarando que é uma oportunidade de entrar em contato com a realidade escolar e experimentar o que eles caracterizam como vivência escolar. Foi verificado que a participação no PIBID proporcionou aos participantes o primeiro contato com a docência ampliando a percepção deles sobre a atuação docente e adquirindo experiências no desenvolvimento de atividades pedagógicas. Diante dos dados da pesquisa todos os entrevistados relataram aspectos positivos do programa em questão no processo de formação docente, sempre justificando que o contato com a sala de aula motiva os mesmos a seguirem na carreira do magistério. O PIBID proporciona grandes experiências aos entrevistados, que foram capazes de motivar uma grande parte deles na profissão."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "PIBID, FORMAÇÃO INICIAL, CONTRIBUIÇÕES, DOCENCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID2203_10092017225849.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RONALDO LEON DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "RONALDO LEON"
    "autor_email" => "ronaldoleon17@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID prevê bolsas para estudantes de licenciatura que, sob orientação de professores universitários e sob supervisão de professores da Educação Básica. Dentro de uma política de melhoria da educação básica, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência que constitui uma parceria entre o governo federal, a universidade e a escola pública, tem, como alguns de seus objetivos, segundo a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica, além de contribuir para a valorização do magistério. Sendo assim, o presente trabalho procurou investigar as contribuições do PIBID/UVA Subprojeto Biologia para a formação docente dos licencia(n)dos participantes, sob o ponto de vista destes, e verificar suas influências nos aspectos relativos ao desenvolvimento de uma prática docente inovadora e da construção de saberes próprios da profissão de professor. Foi realizada uma pesquisa aos ex-bolsistas e como os bolsistas atuais do PIBID/UVA Subprojeto Biologia, na cidade de Sobral-CE, Os questionários foram elaborados buscando investigar os aspectos formativos e as contribuições que o PIBID vem fomentando em sua formação inicial. Todos os participantes relataram a importância do PIBID declarando que é uma oportunidade de entrar em contato com a realidade escolar e experimentar o que eles caracterizam como vivência escolar. Foi verificado que a participação no PIBID proporcionou aos participantes o primeiro contato com a docência ampliando a percepção deles sobre a atuação docente e adquirindo experiências no desenvolvimento de atividades pedagógicas. Diante dos dados da pesquisa todos os entrevistados relataram aspectos positivos do programa em questão no processo de formação docente, sempre justificando que o contato com a sala de aula motiva os mesmos a seguirem na carreira do magistério. O PIBID proporciona grandes experiências aos entrevistados, que foram capazes de motivar uma grande parte deles na profissão.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.