Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CURRÍCULO PRESCRITO PELO LIVRO DIDÁTICO X CURRÍCULO DO COTIDIANO: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE O QUE REVELA ESSE HIATO A RESPEITO DA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA

Palavra-chaves: LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS, CURRÍCULO PRESCRITO, CURRÍCULO DO COTIDIANO Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36350
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 610
    "inscrito_id" => 538
    "titulo" => "CURRÍCULO PRESCRITO PELO LIVRO DIDÁTICO X CURRÍCULO DO COTIDIANO: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE O QUE REVELA ESSE HIATO A RESPEITO DA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA"
    "resumo" => "O trabalho em questão configura-se como uma análise crítico-reflexiva da imersão no campo do estágio para observação da prática docente sob o viés etnográfico, atividade concernente à disciplina de Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa II, na UFPE. A experiência relatada ocorreu em uma turma de 9º ano EF de uma escola pública estadual, situada na Zona Oeste pernambucana. O objetivo dessa análise é buscar compreender como se efetiva o currículo na prática e refletir sobre o papel e a concepção do ensino de língua, a partir da problematização do uso do livro didático de Língua Portuguesa. Dessa forma, tomou-se como base o objetivo do currículo prescrito pelo material didático em contraposição à aplicação do currículo real por parte da professora regente. Ficou evidenciado ao longo da análise que o currículo real afastou-se bastante do currículo prescrito pelo livro, sendo que a proposta do material didático foi por vezes modificada e reduzida para a reprodução e a perpetuação de metodologias tradicionais, negligenciando alguns eixos da educação linguística (oralidade e produção textual) e concebendo leitura como a simples decodificação de signos linguísticos. Isso, por sua vez, permite inferir que há uma falha na formação inicial docente – e em sua formação continuada – no que diz respeito à compreensão da proposta didática desses materiais e a alguns saberes teóricos subjacentes a eles, de forma a habilitá-los a fazer a regulação dessas aprendizagens. Assim, a falha na compreensão global da proposta do livro reduziu este gênero a um suporte de textos e atividades sem conexões entre si, aplicadas para fomentar a instância do exercício como estratégia de manejo frente à inquietude e à indisciplina da turma. Por fim, pode-se dizer que o trabalho defende a necessidade de que o investimento não se concentre apenas na produção e distribuição de materiais didáticos, mas também que ocorra de forma mais efetiva na formação do professor, ao longo de sua graduação e de sua prática docente, para que ele compreenda melhor os recursos que dispõe e consiga, até mesmo, transcendê-los e complementá-los, conscientemente, quando necessário for. Para subsidiar teoricamente as questões apontadas e problematizadas no trabalho, fez-se necessária a recorrência a alguns autores. No que tange a questões de natureza curricular, o embasamento se deu a partir dos postulados de Arroyo (2007), Pacheco (2001) e Perrenoud (1995). Já para compreender as questões pertinentes ao domínio discursivo do livro didático de Língua Portuguesa, adotou-se as concepções teóricas defendidas por Bunzen e Rojo (2005) e Bunzen (2011)."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS, CURRÍCULO PRESCRITO, CURRÍCULO DO COTIDIANO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA1_ID538_29082017195557.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "POLLYANNA CRISTINA QUADROS DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "POLLYANNA SOUZA"
    "autor_email" => "polly_quadros@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36350
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 610
    "inscrito_id" => 538
    "titulo" => "CURRÍCULO PRESCRITO PELO LIVRO DIDÁTICO X CURRÍCULO DO COTIDIANO: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE O QUE REVELA ESSE HIATO A RESPEITO DA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA"
    "resumo" => "O trabalho em questão configura-se como uma análise crítico-reflexiva da imersão no campo do estágio para observação da prática docente sob o viés etnográfico, atividade concernente à disciplina de Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa II, na UFPE. A experiência relatada ocorreu em uma turma de 9º ano EF de uma escola pública estadual, situada na Zona Oeste pernambucana. O objetivo dessa análise é buscar compreender como se efetiva o currículo na prática e refletir sobre o papel e a concepção do ensino de língua, a partir da problematização do uso do livro didático de Língua Portuguesa. Dessa forma, tomou-se como base o objetivo do currículo prescrito pelo material didático em contraposição à aplicação do currículo real por parte da professora regente. Ficou evidenciado ao longo da análise que o currículo real afastou-se bastante do currículo prescrito pelo livro, sendo que a proposta do material didático foi por vezes modificada e reduzida para a reprodução e a perpetuação de metodologias tradicionais, negligenciando alguns eixos da educação linguística (oralidade e produção textual) e concebendo leitura como a simples decodificação de signos linguísticos. Isso, por sua vez, permite inferir que há uma falha na formação inicial docente – e em sua formação continuada – no que diz respeito à compreensão da proposta didática desses materiais e a alguns saberes teóricos subjacentes a eles, de forma a habilitá-los a fazer a regulação dessas aprendizagens. Assim, a falha na compreensão global da proposta do livro reduziu este gênero a um suporte de textos e atividades sem conexões entre si, aplicadas para fomentar a instância do exercício como estratégia de manejo frente à inquietude e à indisciplina da turma. Por fim, pode-se dizer que o trabalho defende a necessidade de que o investimento não se concentre apenas na produção e distribuição de materiais didáticos, mas também que ocorra de forma mais efetiva na formação do professor, ao longo de sua graduação e de sua prática docente, para que ele compreenda melhor os recursos que dispõe e consiga, até mesmo, transcendê-los e complementá-los, conscientemente, quando necessário for. Para subsidiar teoricamente as questões apontadas e problematizadas no trabalho, fez-se necessária a recorrência a alguns autores. No que tange a questões de natureza curricular, o embasamento se deu a partir dos postulados de Arroyo (2007), Pacheco (2001) e Perrenoud (1995). Já para compreender as questões pertinentes ao domínio discursivo do livro didático de Língua Portuguesa, adotou-se as concepções teóricas defendidas por Bunzen e Rojo (2005) e Bunzen (2011)."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS, CURRÍCULO PRESCRITO, CURRÍCULO DO COTIDIANO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA1_ID538_29082017195557.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "POLLYANNA CRISTINA QUADROS DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "POLLYANNA SOUZA"
    "autor_email" => "polly_quadros@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O trabalho em questão configura-se como uma análise crítico-reflexiva da imersão no campo do estágio para observação da prática docente sob o viés etnográfico, atividade concernente à disciplina de Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa II, na UFPE. A experiência relatada ocorreu em uma turma de 9º ano EF de uma escola pública estadual, situada na Zona Oeste pernambucana. O objetivo dessa análise é buscar compreender como se efetiva o currículo na prática e refletir sobre o papel e a concepção do ensino de língua, a partir da problematização do uso do livro didático de Língua Portuguesa. Dessa forma, tomou-se como base o objetivo do currículo prescrito pelo material didático em contraposição à aplicação do currículo real por parte da professora regente. Ficou evidenciado ao longo da análise que o currículo real afastou-se bastante do currículo prescrito pelo livro, sendo que a proposta do material didático foi por vezes modificada e reduzida para a reprodução e a perpetuação de metodologias tradicionais, negligenciando alguns eixos da educação linguística (oralidade e produção textual) e concebendo leitura como a simples decodificação de signos linguísticos. Isso, por sua vez, permite inferir que há uma falha na formação inicial docente – e em sua formação continuada – no que diz respeito à compreensão da proposta didática desses materiais e a alguns saberes teóricos subjacentes a eles, de forma a habilitá-los a fazer a regulação dessas aprendizagens. Assim, a falha na compreensão global da proposta do livro reduziu este gênero a um suporte de textos e atividades sem conexões entre si, aplicadas para fomentar a instância do exercício como estratégia de manejo frente à inquietude e à indisciplina da turma. Por fim, pode-se dizer que o trabalho defende a necessidade de que o investimento não se concentre apenas na produção e distribuição de materiais didáticos, mas também que ocorra de forma mais efetiva na formação do professor, ao longo de sua graduação e de sua prática docente, para que ele compreenda melhor os recursos que dispõe e consiga, até mesmo, transcendê-los e complementá-los, conscientemente, quando necessário for. Para subsidiar teoricamente as questões apontadas e problematizadas no trabalho, fez-se necessária a recorrência a alguns autores. No que tange a questões de natureza curricular, o embasamento se deu a partir dos postulados de Arroyo (2007), Pacheco (2001) e Perrenoud (1995). Já para compreender as questões pertinentes ao domínio discursivo do livro didático de Língua Portuguesa, adotou-se as concepções teóricas defendidas por Bunzen e Rojo (2005) e Bunzen (2011).

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.