Recurso didático é todo material utilizado como ferramenta auxiliar no processo de ensino-aprendizagem. Nesse contexto o livro didático deve apresentar um conjunto de características que proporcionem uma melhor compreensão e absorção do conteúdo por ele apresentado pelos discentes. O presente trabalho teve por finalidade analisar o perfil textual e gráfico do tema radioatividade apresentado em livros didáticos disponibilizados a escolas públicas da cidade de São Bernardo-MA através do Programa Nacional do Livro Didático. Para tal foram analisados de forma qualitativa, quantitativa e comparativa cinco livros quanto a presença do tema e a forma de apresentação do mesmo através da leitura detalhada do capítulo referente ao tema e busca nos índices. Dos livros avaliados, um deles não apresenta o tema radioatividade. Da análise dos quatro livros restantes vimos que o tema radioatividade é apresentado de forma bastante semelhante obedecendo praticamente uma mesma sequência de exposição do conteúdo com algumas peculiaridades que distinguem os autores. O autor de QUI03 é o que melhor explora os temas transversais com exemplos de aplicações práticas da radioatividade. Os livros QUI01 e QUI04 são os melhores ilustrados, dada a quantidade e qualidade de figuras e gráficos que são apresentados nos diversos tópicos. O livro QUI04 resumiu consideravelmente os fatos históricos em uma linha do tempo apresentada em tabela. O Livro QUI05 não expõe de forma objetiva um conceito para o tema radioatividade, no outro extremo é o único livro que apresenta atividades experimentais. Concluiu-se por este que apesar das peculiaridades apresentadas pelos autores, o tema radioatividade é apresentado de forma coerente e objetiva, características indispensáveis a um bom desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem.