O ensino de matemática tem sido apontado na literatura como complexo e desinteressante, nesse sentido, o desafio que se apresenta é como transpor os conteúdos e gerenciar a carga cognitiva intrínseca no processo de ensino e aprendizagem, despertando o interesse dos estudantes e tornando a aprendizagem mais significativa. Neste contexto, as histórias em quadrinhos podem ser utilizadas para despertar o interesse dos estudantes em aprender podendo ser utilizada no ensino de diversas formas. Assim, o presente trabalho consiste numa revisão sistemática da literatura, em eventos específicos de ensino de matemática sobre como as histórias em quadrinhos tem sido utilizadas no ensino de matemática. Para isso utilizou-se os termos de busca: histórias em quadrinhos, quadrinhos e HQ, selecionando os trabalhos publicados entre 2010 e 2017. Os trabalhos selecionados foram criteriosamente avaliados sendo que foram selecionados seis trabalhos publicados nos anais dos eventos CIAEM e ENEM. Os artigos encontrados foram analisados de acordo, com os objetivos, a abordagem utilizada e os resultados encontrados nestas experiências. Dentre os potenciais das histórias em quadrinhos no ensino de matemática desperta o interesse do aluno pela leitura, favorece a interpretação da linguagem comum e transformar estas informações em expressões matemática, sendo uma das grandes dificuldades dos estudantes. Ainda o uso das histórias em quadrinhos associadas com a resolução de problemas pode ser um ótimo recurso didático, de modo, a possibilitar maior engajamento dos estudantes na investigação matemática, apresentam seus conhecimentos prévios, desenvolvem o pensamento lógico, propiciando maior compreensão dos temas estudados, tornando-se uma importante ferramenta para aprimorar o processo de ensino e aprendizagem matemática.