O estudo teve como objetivo compreender a percepção e o comportamento ambiental dos estudantes de pedagogia da UFRN. Caracteriza-se como exploratório e descritivo, com enfoque analítico quantitativo, do tipo Survey. A amostra foi não probabilística, de modo aleatório simples. O período de coleta de dados ocorreu entre os dias 12 de março e 18 de maio de 2016. Ao término do período de aplicação foram obtidos ao todo 185 formulários integralmente respondidos. Para mensuração das variáveis manifestas foi definida em perguntas fechadas que tinham uma escala de (1 a 10) para avaliação de cada item, em que o valor 01 indicava total discordância da assertiva ao passo que o 10 indicava o oposto, ou seja, total concordância a afirmação encontrada A análise se deu por meio de estatística descritiva e análise fatorial. Os resultados apontaram para a compreensão da complexidade do comportamento ecológico, contribuindo tanto para o saber técnico/empírico quanto para o acadêmico/teórico, apresentando um panorama do comportamento ambiental, na interseção da busca de um consumo consciente, dos estudantes de pedagogia da UFRN.