Durante muito tempo, os professores nunca deram uma aula através de experimentos ou utilizando modelos tridimensionais (3D). Nessa compreensão de análise de teorias de aprendizagem, a ideia de trabalhar com modelos didáticos nas aulas de Ciências, valorizando a investigação e o cotidiano do aluno, e é uma concepção de ensino que deve estar contemplada na Proposta Política Pedagógica da escola, pois a utilização de atividades experimentais durante as aulas interdisciplinares pode trazer um grande avanço no Ensino de Ciências. O objetivo é mostrar a importância dos modelos didáticos nas aulas de Ciências. Para cumprir esse objetivo avaliamos o aprendizado dos alunos após a aplicação de uma aula teórica e após uma aplicação de uma prática adicionada de recursos (Modelo didático 3D). A coleta de dados foi realizada pela aplicação de Questionário Pré e Pós intervenção. Durante a intervenção foi perceptível um maior interesse e atenção dos alunos pelos assuntos, os quais também trouxeram contribuições de sua realidade para ampliar o conhecimento discutido em sala de aula. Quando comparado com observações visuais realizadas durante as aulas teóricas. Após a intervenção observou-se uma maior fixação do aprendizado quando da utilização de recursos (Modelo didático). Constatou-se que o estimulo da percepção sensorial dos alunos favoreceu a fixação do aprendizado. A fácil e barata confecção de modelos didáticos é sugerida para utilização em aulas de Ciências para alunos do Ensino Fundamental em diversos locais.