O processo de aquisição da linguagem escrita, em crianças com Deficiência Intelectual (DI), costuma ser lento e demanda muita paciência, esforço e dedicação de quem ensina. A criança com DI necessita da associação com o concreto para compreender os fatos e realizar assimilações. Desta forma, é necessário que o profissional de educação receba capacitação sobre as dificuldades que seu aluno enfrenta com o intuito de intervir de maneira mais eficaz facilitando o processo de ensino-aprendizagem. Diante disto, este estudo tem o objetivo de analisar situações de aquisição da linguagem escrita de crianças com deficiência intelectual, no ciclo inicial do ensino fundamental. Como também, desenvolver, juntamente com professores, estratégias que auxiliem na aquisição da linguagem escrita destas crianças. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que é parte inicial de um projeto em andamento, para tanto, está sendo realizado um levantamento bibliográfico sobre o tema Deficiência Intelectual e Aquisição da Linguagem Escrita. A pesquisa visa consultar artigos, teses e dissertações desenvolvidas no Brasil no período compreendido entre 2013 e 2017. A consulta está sendo feita na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), o Banco de Teses e Dissertações da CAPES, a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB (TEDE) e a Scientifie Eletronic Library Online (SCIELO). O levantamento bibliográfico desse estudo tem evidenciado que se faz necessário investir mais nessa temática, com publicações que sirvam como instrumento norteador para o trabalho de ensino da linguagem escrita de crianças com DI. Também tem constatado que, nas plataformas pesquisadas, as publicações concentram-se, em sua maioria, na Região Sudeste, o que induz ao incentivo de publicações nas demais regiões.