Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO CAMINHO PARA A PRÁTICA DO SABER: A IMPORTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

Palavra-chaves: ESTÁGIO, SALA DE AULA, FORMAÇÃO DOCENTE Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37726
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4581
    "inscrito_id" => 1231
    "titulo" => "O ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO CAMINHO PARA A PRÁTICA DO SABER: A IMPORTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE"
    "resumo" => "O estágio supervisionado não é apenas um disciplina obrigatória, ele acaba se tornando o intermediador do futuro profissional com o meio onde irá trabalhar, no caso do professor, ele acaba se tornando a experiência mais próxima da escola, da sala de aula e dos alunos. Temos então o estágio não apenas como teoria separada da prática, mas sim, como teoria e prática, unidas em uma via de mão dupla, nos permitindo refletir sobre o saber adquirido no decorrer do curso e nossa formação. Ao percebermos que está formação não é uma receita de bolo entendemos que ela deve ser calcada em fundamentos consistentes que servirão ao para nosso futuro. Considerando a importância do estágio supervisionado para a formação docente, este trabalho tem como objetivo analisar e entender como este acontece na formação e aperfeiçoamento do profissional que está a se formar. Assim, o presente trabalho trata-se de um relato de experiência de cunho bibliográfico, pois a partir das reflexões adquiridas durante o estágio supervisionado I pude desenvolver o presente trabalho. Para viabilização deste, foi necessário revisão bibliográfica e experiência in loco. Quando vamos para a prática, algo se torna diferente, ensinar deixa de ser a simples exposição de conteúdos passando a ser exigido do professor a didática e interação com o aluno tão comentada durante todo o curso. Começamos a perceber que além da teoria já vista, a prática é quem vai na realidade nos qualificar como professores, qualificação está voltada para a postura, didática, conteúdos e caminhos a serem tomados em certos momentos. Tais reflexões vistas nesta pesquisa visam a ideia de impulsionar o futuro professor a refletir sobre as diversidades e dificuldades vistas em sala de aula, que é neste local que é feito o conhecimento de todos que fazem a educação considerando assim, um ambiente rico para pesquisas acadêmicas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ESTÁGIO, SALA DE AULA, FORMAÇÃO DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID1231_16102017225712.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TAINÁ MARIA DE OLIVEIRA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "TAINÁ MARIA"
    "autor_email" => "tainamariageografia@gmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37726
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4581
    "inscrito_id" => 1231
    "titulo" => "O ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO CAMINHO PARA A PRÁTICA DO SABER: A IMPORTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE"
    "resumo" => "O estágio supervisionado não é apenas um disciplina obrigatória, ele acaba se tornando o intermediador do futuro profissional com o meio onde irá trabalhar, no caso do professor, ele acaba se tornando a experiência mais próxima da escola, da sala de aula e dos alunos. Temos então o estágio não apenas como teoria separada da prática, mas sim, como teoria e prática, unidas em uma via de mão dupla, nos permitindo refletir sobre o saber adquirido no decorrer do curso e nossa formação. Ao percebermos que está formação não é uma receita de bolo entendemos que ela deve ser calcada em fundamentos consistentes que servirão ao para nosso futuro. Considerando a importância do estágio supervisionado para a formação docente, este trabalho tem como objetivo analisar e entender como este acontece na formação e aperfeiçoamento do profissional que está a se formar. Assim, o presente trabalho trata-se de um relato de experiência de cunho bibliográfico, pois a partir das reflexões adquiridas durante o estágio supervisionado I pude desenvolver o presente trabalho. Para viabilização deste, foi necessário revisão bibliográfica e experiência in loco. Quando vamos para a prática, algo se torna diferente, ensinar deixa de ser a simples exposição de conteúdos passando a ser exigido do professor a didática e interação com o aluno tão comentada durante todo o curso. Começamos a perceber que além da teoria já vista, a prática é quem vai na realidade nos qualificar como professores, qualificação está voltada para a postura, didática, conteúdos e caminhos a serem tomados em certos momentos. Tais reflexões vistas nesta pesquisa visam a ideia de impulsionar o futuro professor a refletir sobre as diversidades e dificuldades vistas em sala de aula, que é neste local que é feito o conhecimento de todos que fazem a educação considerando assim, um ambiente rico para pesquisas acadêmicas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ESTÁGIO, SALA DE AULA, FORMAÇÃO DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID1231_16102017225712.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TAINÁ MARIA DE OLIVEIRA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "TAINÁ MARIA"
    "autor_email" => "tainamariageografia@gmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O estágio supervisionado não é apenas um disciplina obrigatória, ele acaba se tornando o intermediador do futuro profissional com o meio onde irá trabalhar, no caso do professor, ele acaba se tornando a experiência mais próxima da escola, da sala de aula e dos alunos. Temos então o estágio não apenas como teoria separada da prática, mas sim, como teoria e prática, unidas em uma via de mão dupla, nos permitindo refletir sobre o saber adquirido no decorrer do curso e nossa formação. Ao percebermos que está formação não é uma receita de bolo entendemos que ela deve ser calcada em fundamentos consistentes que servirão ao para nosso futuro. Considerando a importância do estágio supervisionado para a formação docente, este trabalho tem como objetivo analisar e entender como este acontece na formação e aperfeiçoamento do profissional que está a se formar. Assim, o presente trabalho trata-se de um relato de experiência de cunho bibliográfico, pois a partir das reflexões adquiridas durante o estágio supervisionado I pude desenvolver o presente trabalho. Para viabilização deste, foi necessário revisão bibliográfica e experiência in loco. Quando vamos para a prática, algo se torna diferente, ensinar deixa de ser a simples exposição de conteúdos passando a ser exigido do professor a didática e interação com o aluno tão comentada durante todo o curso. Começamos a perceber que além da teoria já vista, a prática é quem vai na realidade nos qualificar como professores, qualificação está voltada para a postura, didática, conteúdos e caminhos a serem tomados em certos momentos. Tais reflexões vistas nesta pesquisa visam a ideia de impulsionar o futuro professor a refletir sobre as diversidades e dificuldades vistas em sala de aula, que é neste local que é feito o conhecimento de todos que fazem a educação considerando assim, um ambiente rico para pesquisas acadêmicas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.