O presente estudo tem como objetivo compreender as concepções de alfabetização e letramento que os professores da educação infantil apresentam em seus discursos. O referencial teórico teve como principais autores: Ferreiro (1985, 1987, 1988, 1993, 2003), Kramer (1995, 2008, 2010), Soares (1998, 2002, 2003, 2004, 2008, 2010), Machado (2004), Oliveira (2005), Rosemberg (2002, 2003) e Zabalza (1998). A investigação foi conduzida com cem professoras da educação infantil, e dez professoras que lecionam no Infantil II, última etapa da educação infantil, em seis instituições de ensino da cidade de Garanhuns-PE. Procedeu-se à aplicação de um questionário adaptado e validado às professoras de todas as etapas da educação infantil e uma entrevista semiestruturada às professoras do Infantil II. A análise dos dados quantitativos foi realizada por meio do programa SPSS 18.0; enquanto a análise dos dados qualitativos foi orientada pela análise de discurso na linha francesa. Os resultados evidenciaram a relevância, dada pelas professoras, aos processos de alfabetização e letramento na educação infantil. Pois, a vivência dos processos de alfabetização e letramento auxilia no desenvolvimento integral da criança, ajudam na compreensão do ambiente a sua volta e possibilita também, a sistematização do saber socialmente estabelecidos. Sem esquecer que o processo ensino-aprendizagem, na educação infantil, deve estar sempre atrelado a ludicidade e a significação. Todavia emergiu da opinião e do discurso de algumas professoras, apesar dessas demonstrarem afinidades com os conceitos e aplicabilidade dos processos de alfabetização e letramento, insegurança, dificuldade e contradições ao refleti-los, ora como processos distintos ora como imbricados entre si.