Resumo: O trabalho se propõe a apresentar aspectos preliminares de uma pesquisa em andamento, cujo objetivo é investigar os impactos de um curso de formação em Educação Emocional para profissionais da educação do município de Queimadas/PB. Desse modo, buscamos compreender se essa formação está contribuindo para o desenvolvimento dos professores participantes do curso. Destaca-se previamente que para este trabalho utilizamos a abordagem qualitativa para o estudo de um determinado fenômeno. O/a pesquisador/a precisa investigar os fatos locais que constituem o objeto da pesquisa, para extrair os significados visíveis e latentes que só serão perceptíveis a uma atenção sensível. A pesquisa foi realizada através de um estudo descritivo, no qual realizou-se um levantamento bibliográfico, e posteriormente para obtenção dos resultados, foi aplicado um questionário sermi-aberto com 40 participantes. Inicialmente apresentamos algumas considerações sobre a política educacional para a formação docente, em seguida discorre-se sobre a formação continuada de professores em Educação Emocional no município de Queimadas/PB e por fim, apresenta-se os resultados obtidos a partir das respostas dos questionários aplicados. Após a análise dos dados, verificou-se que todos os participantes indicam o curso de Educação Emocional e pretendem investir esforços para aprofundar conhecimentos que gerem impactos na sua formação. Além disso, o estudo aponta um nível elevado nas reflexões e discussões dos professores participantes da pesquisa e, o protagonismo dos professores na formação em Educação Emocional é um aspecto relevante nesse trabalho. Os dados sinalizam ainda, que o curso de Formação em Educação Emocional desenvolve uma metodologia inovadora, oferecendo aos cursistas possibilidades de se alfabetizar emocionalmente e assim, desenvolver nos educandos competências para lidar com as questões emocionais.
Palavras-chave: Educação, Emoção, Formação.