PREPARANDO CAFÉ: UMA ATIVIDADE EXPERIMENTAL PARA DISCUTIR CONCEITOS CIENTÍFICOS COM CRIANÇAS NOS ANOS INICIAIS
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38330 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1963 "inscrito_id" => 7725 "titulo" => "PREPARANDO CAFÉ: UMA ATIVIDADE EXPERIMENTAL PARA DISCUTIR CONCEITOS CIENTÍFICOS COM CRIANÇAS NOS ANOS INICIAIS" "resumo" => "Atividades que buscam a alfabetização científica, vem contribuindo para a formação das crianças de modo que elas possam desde cedo compreender melhor os conceitos da Ciência. No entanto, na maioria das vezes, o ensino de Ciências no Ensino Fundamental ainda tem sido realizado de maneira que, os conceitos científicos são apresentados de maneira pronta aos alunos. Quando um conteúdo é abordado dessa maneira, ele não traz grandes contribuições para a formação e desenvolvimento dos pensamentos da criança. Metodologias que incentivam a criança a participar das aulas são ferramentas de grande valia no Ensino de Ciências, sendo que a criança possui uma curiosidade que pode ser trabalhada a favor da aprendizagem. Quando a criança expõe suas ideias e seus cotidianos na sala de aula, e isso é utilizado pelo professor para explicar ou exemplificar alguns conteúdos, esse aluno está participando do processo de ensino, e não meramente recebendo informações engessadas. Nesse trabalho apresentamos a realização de uma atividade simples e cotidiana que auxiliou na explicação de conceitos mais abstratos da Ciência, visando estruturar os pensamentos da criança para o entendimento de conceitos científicos. Após ser trabalhado um poema com os alunos, foi desenvolvida e discutida a temática de “fazer café” dentro da sala de aula para os alunos acompanharem todo o processo. Em seguida foram realizadas várias discussões com as crianças e a partir daí foram explicados alguns conceitos científicos. A atividade promoveu novas aprendizagens e envolvimento e participação efetiva dos alunos, sendo que atividades como essa, podem contribuir para amenizar a resistência que muitos alunos têm para estudar as disciplinas das Ciências da Natureza, em anos seguintes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO CIENTIFICA, ENSINO DE CIENCIAS, ANOS INICIAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID7725_11092017154414.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATALIA PEREIRA MARQUES" "autor_nome_curto" => "NATÁLIA PEREIRA" "autor_email" => "natypmarques@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38330 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1963 "inscrito_id" => 7725 "titulo" => "PREPARANDO CAFÉ: UMA ATIVIDADE EXPERIMENTAL PARA DISCUTIR CONCEITOS CIENTÍFICOS COM CRIANÇAS NOS ANOS INICIAIS" "resumo" => "Atividades que buscam a alfabetização científica, vem contribuindo para a formação das crianças de modo que elas possam desde cedo compreender melhor os conceitos da Ciência. No entanto, na maioria das vezes, o ensino de Ciências no Ensino Fundamental ainda tem sido realizado de maneira que, os conceitos científicos são apresentados de maneira pronta aos alunos. Quando um conteúdo é abordado dessa maneira, ele não traz grandes contribuições para a formação e desenvolvimento dos pensamentos da criança. Metodologias que incentivam a criança a participar das aulas são ferramentas de grande valia no Ensino de Ciências, sendo que a criança possui uma curiosidade que pode ser trabalhada a favor da aprendizagem. Quando a criança expõe suas ideias e seus cotidianos na sala de aula, e isso é utilizado pelo professor para explicar ou exemplificar alguns conteúdos, esse aluno está participando do processo de ensino, e não meramente recebendo informações engessadas. Nesse trabalho apresentamos a realização de uma atividade simples e cotidiana que auxiliou na explicação de conceitos mais abstratos da Ciência, visando estruturar os pensamentos da criança para o entendimento de conceitos científicos. Após ser trabalhado um poema com os alunos, foi desenvolvida e discutida a temática de “fazer café” dentro da sala de aula para os alunos acompanharem todo o processo. Em seguida foram realizadas várias discussões com as crianças e a partir daí foram explicados alguns conceitos científicos. A atividade promoveu novas aprendizagens e envolvimento e participação efetiva dos alunos, sendo que atividades como essa, podem contribuir para amenizar a resistência que muitos alunos têm para estudar as disciplinas das Ciências da Natureza, em anos seguintes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO CIENTIFICA, ENSINO DE CIENCIAS, ANOS INICIAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID7725_11092017154414.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATALIA PEREIRA MARQUES" "autor_nome_curto" => "NATÁLIA PEREIRA" "autor_email" => "natypmarques@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }