Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A PROPOSTA PEDAGÓGICA DA ESCOLA MARIA BALBINA PEREIRA: DESAFIOS PEDAGÓGICOS

Palavra-chaves: PROJETO, ESCOLA, ENSINO, PEDAGÓGICO Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional
0 of 0
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35561 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1869 "inscrito_id" => 1977 "titulo" => "A PROPOSTA PEDAGÓGICA DA ESCOLA MARIA BALBINA PEREIRA: DESAFIOS PEDAGÓGICOS" "resumo" => "O objetivo deste estudo foi analisar como é o funcionamento e aplicação do Projeto Político Pedagógico e do Projeto de Intervenção Pedagógica, na Escola Maria Balbina Pereira. Utilizamos como método de pesquisa, entrevista com questionário estruturado, onde professores, funcionários da escola, alunos e membros da comunidade onde se localiza a Escola, responderam. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) traz no inciso I do seu Art. 12 no Título IV, que trata da Organização da Educação Nacional, a disposição de que os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de: elaborar e executar sua proposta pedagógica; e, no mesmo Art. 12, o inciso XII determina que também compreende responsabilidade do estabelecimento de ensino informar pai e mãe, conviventes ou não com seus filhos, e, se for o caso, os responsáveis legais, sobre a frequência e rendimento dos alunos, bem como sobre a execução da proposta pedagógica da escola. Enxergar a proposta pedagógica da Escola Maria Balbina Pereira sob a ótica dessas disposições previstas em lei, intrigou os autores desse artigo. Foi observado e destacado nas visitas que foram feitas a referida instituição escolar que sua proposta pedagógica é muito pouco condizente com o que está disposto na LDB. Na Escola Maria Balbina Pereira, a ideia de Projeto Político Pedagógico e Projeto de Intervenção Pedagógica é distorcida e misturada o que traz consigo uma larga faixa de problemas de ordem, pedagógica, gerencial e metodológica, uma vez que podemos observar que a escola a qual nos referimos, enfrenta várias dificuldades em outros setores, que não foram levados em consideração nesse artigo, mas que podemos fazer esse exercício em um momento mais oportuno.O objetivo deste estudo foi analisar como é o funcionamento e aplicação do Projeto Político Pedagógico e do Projeto de Intervenção Pedagógica, na Escola Maria B" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "PROJETO, ESCOLA, ENSINO, PEDAGÓGICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID1977_11092017140654.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCAS DE OLIVEIRA CAVALCANTE" "autor_nome_curto" => "LUCASCAVALCANTE" "autor_email" => "lucasocavalcante@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35561 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1869 "inscrito_id" => 1977 "titulo" => "A PROPOSTA PEDAGÓGICA DA ESCOLA MARIA BALBINA PEREIRA: DESAFIOS PEDAGÓGICOS" "resumo" => "O objetivo deste estudo foi analisar como é o funcionamento e aplicação do Projeto Político Pedagógico e do Projeto de Intervenção Pedagógica, na Escola Maria Balbina Pereira. Utilizamos como método de pesquisa, entrevista com questionário estruturado, onde professores, funcionários da escola, alunos e membros da comunidade onde se localiza a Escola, responderam. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) traz no inciso I do seu Art. 12 no Título IV, que trata da Organização da Educação Nacional, a disposição de que os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de: elaborar e executar sua proposta pedagógica; e, no mesmo Art. 12, o inciso XII determina que também compreende responsabilidade do estabelecimento de ensino informar pai e mãe, conviventes ou não com seus filhos, e, se for o caso, os responsáveis legais, sobre a frequência e rendimento dos alunos, bem como sobre a execução da proposta pedagógica da escola. Enxergar a proposta pedagógica da Escola Maria Balbina Pereira sob a ótica dessas disposições previstas em lei, intrigou os autores desse artigo. Foi observado e destacado nas visitas que foram feitas a referida instituição escolar que sua proposta pedagógica é muito pouco condizente com o que está disposto na LDB. Na Escola Maria Balbina Pereira, a ideia de Projeto Político Pedagógico e Projeto de Intervenção Pedagógica é distorcida e misturada o que traz consigo uma larga faixa de problemas de ordem, pedagógica, gerencial e metodológica, uma vez que podemos observar que a escola a qual nos referimos, enfrenta várias dificuldades em outros setores, que não foram levados em consideração nesse artigo, mas que podemos fazer esse exercício em um momento mais oportuno.O objetivo deste estudo foi analisar como é o funcionamento e aplicação do Projeto Político Pedagógico e do Projeto de Intervenção Pedagógica, na Escola Maria B" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "PROJETO, ESCOLA, ENSINO, PEDAGÓGICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID1977_11092017140654.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCAS DE OLIVEIRA CAVALCANTE" "autor_nome_curto" => "LUCASCAVALCANTE" "autor_email" => "lucasocavalcante@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar como é o funcionamento e aplicação do Projeto Político Pedagógico e do Projeto de Intervenção Pedagógica, na Escola Maria Balbina Pereira. Utilizamos como método de pesquisa, entrevista com questionário estruturado, onde professores, funcionários da escola, alunos e membros da comunidade onde se localiza a Escola, responderam. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) traz no inciso I do seu Art. 12 no Título IV, que trata da Organização da Educação Nacional, a disposição de que os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de: elaborar e executar sua proposta pedagógica; e, no mesmo Art. 12, o inciso XII determina que também compreende responsabilidade do estabelecimento de ensino informar pai e mãe, conviventes ou não com seus filhos, e, se for o caso, os responsáveis legais, sobre a frequência e rendimento dos alunos, bem como sobre a execução da proposta pedagógica da escola. Enxergar a proposta pedagógica da Escola Maria Balbina Pereira sob a ótica dessas disposições previstas em lei, intrigou os autores desse artigo. Foi observado e destacado nas visitas que foram feitas a referida instituição escolar que sua proposta pedagógica é muito pouco condizente com o que está disposto na LDB. Na Escola Maria Balbina Pereira, a ideia de Projeto Político Pedagógico e Projeto de Intervenção Pedagógica é distorcida e misturada o que traz consigo uma larga faixa de problemas de ordem, pedagógica, gerencial e metodológica, uma vez que podemos observar que a escola a qual nos referimos, enfrenta várias dificuldades em outros setores, que não foram levados em consideração nesse artigo, mas que podemos fazer esse exercício em um momento mais oportuno.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.