O estudo aborda uma discussão acerca da formação continuada de professores, com ênfase na análise da formação continuada de professores que atuam nas séries iniciais do ensino fundamental através das atividades desenvolvidas pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), um programa de formação continuada de professores em exercício implementado pelo Ministério da Educação (MEC), com intuito de alfabetizar todas as crianças até o final do 3º ano do ensino fundamental. A finalidade deste estudo é analisar como as docentes da Escola Municipal Raimundo Fernandes, pertencente ao município de Mossoró-RN, que cursam o PNAIC, avaliam esse programa, identificando também as mudanças que essas professoras percebem em suas práticas pedagógicas. A pesquisa tem caráter qualitativo, realizada por meio de questionário com perguntas abertas, que foi aplicado in loco e, posteriormente, analisado. A análise das respostas das professoras que participaram da pesquisa nos permitiu concluir que essas professoras avaliam o PNAIC de forma muito positiva. Ao longo de toda a pesquisa, as professoras ressaltaram a importância do PNAIC como um fator que as estimulou a refletir criticamente sobre suas próprias práticas, aperfeiçoando-as a luz das discussões realizadas e do material proposto pelo programa, destacando elementos, como: a qualidade dos materiais utilizados, a possibilidade de troca de experiências entre as docentes cursistas e as propostas metodológicas diferenciadas (uso de jogos e atividades lúdicas). Além disso, as respostas apresentadas pelas professoras revelam indícios de que essa formação já começa a se refletir na melhoria dos níveis de alfabetização e em níveis mais elevados de aprendizagem dos alunos.