A Educação Ambiental caracteriza-se por ser considerada uma temática transversal podendo fundir diferentes conceitos com os conhecimentos prévios dos indivíduos. O estudo foi desenvolvido entre os meses de Fevereiro a Julho de 2017 e teve o objetivo de investigar a percepção ambiental dos alunos do 2° ano do ensino médio a partir de um questionário semiestruturado, bem como desenvolver atividades educativas para conscientização dos estudantes de uma escola da Rede Pública de Ensino, do município de Chapadinha- MA. A abordagem da pesquisa é qualitativa e os instrumentos de coleta de dados foram questionários e desenhos. Os questionários foram tabelados e analisados quali-quantitativamente, observando os conceitos iniciais, dificuldades e a mudança conceitual ao longo do desenvolvimento das atividades educativas, e a análise das representações sobre os animais da fauna local foi feita a partir de 8 desenhos produzidos pelos alunos. Os resultados indicam que a maioria dos alunos compreendem o conceito de Educação Ambiental, citando por exemplo problemas ambientais comuns a cidade de Chapadinha como desmatamento, queimadas e poluições, porém, ainda possuem uma visão naturalista e não incluem o homem e suas atividades como pertencentes ao meio ambiente. Com relação às representações dos alunos, estas foram classificadas em dois macrocompartimentos: naturais e imaginárias, representadas por desenhos de animais exóticos e silvestres da fauna brasileira. Por meio desse estudo, percebe-se a necessidade de ações educativas em Educação Ambiental em várias áreas dos saberes nas escolas e que essas intervenções sejam difundidas nos currículos escolares, sendo o ambiente escolar, o local privilegiado para se trabalhar a formação para cidadania.