A educação para pessoas com necessidades educacionais especiais, a princípio, tinha um caráter segregador, pois acreditava-se que esta era a melhor forma de educá-las em centros especializados. Todavia um novo paradigma ganhou força: a de incluir as pessoas com necessidades educacionais especiais na educação regular, atendendo ao direito de igualdade. Nessa perspectiva desenvolveu-se o projeto cujo tema é: “CONFECÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS NO ENSINO DE ECOLOGIA PARA ALUNO PORTADOR DE DEFICIÊNCIA MENTAL LEVE”. O projeto objetivou confeccionar material didático para o aluno portador de deficiência mental leve, e, especificamente, observar a dificuldade que o aluno tem na compreensão do conteúdo que está sendo trabalhado em sala de aula e identificar quais os modelos didáticos que o professor trabalha para ensinar o aluno. Trata-se de uma pesquisa de campo, onde o material foi idealizado para uma aluna com diagnóstico de deficiência mental, que cursa o 8º ano do ensino fundamental em uma escola pública de Caxias -MA. A aluna tem 17 anos e apresenta dificuldade na escrita e leitura e em diversos assuntos de Ciências. Foram confeccionados materiais sobre o ciclo da água e a maquete de habitats. O material foi avaliado por educadores do Instituto Federal do Maranhão – IFMA Campus Caxias, onde foi sugerido adaptações de uso do material para outros conteúdos como ciclo do oxigênio e fotossíntese. Ao final do projeto, um dos materiais confeccionados foi doado para a sala Atendimento Educacional Especializado - AEE da escola onde o aluno-alvo das pesquisas estuda. O outro recurso foi doado para o setor do Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais - NAPNE do Instituto Federal do Maranhão –IFMA Campus Caxias. Com a confecção dos dois materiais didáticos adaptados percebeu-se que é árduo o caminho do profissional que deseja melhorar a qualidade de ensino para alunos com necessidades educacionais específicas, no entanto os resultados são gratificantes. Os materiais didáticos acima apresentados demonstram que é possível transpassar os métodos tradicionais da educação e customizar os métodos de ensino, apropriando-os para cada aluno com necessidade específica de aprendizagem.