A formação de sujeitos comprometidos com as questões ambientais depende da educação. O espaço escolar representa um potencial campo de atuação para desenvolver a consciência ecológica e formar cidadãos planetários, que estejam realmente comprometidos com ações sociais ambientalmente apropriadas. Este artigo apresenta o percurso pedagógico e a repercussão de um projeto de Educação Ambiental desenvolvido no contexto escolar na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio de Bandarra, pertencente ao município de São João do Rio do Peixe – PB, com o objetivo de promover uma conscientização ambiental. Foi desenvolvido com turmas do 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio, envolvendo os componentes curriculares de Ciências e Biologia. Para se atingir os objetivos propostos, especificamente mostrar como práticas sustentáveis podem promover uma consciência ecológica no alunado e em toda a comunidade escolar foram desenvolvidas algumas atividades voltadas para a promoção da sustentabilidade ambiental, e assim mostrar o papel que a EA assume no currículo escolar, como: seminários, oficinas, produção de material (oficinas de reciclagem), reimplantação de canteiros sustentáveis e implementação de uma horta vertical (suspensa no muro da escola). Foi perceptível o quanto tais atividades contribuíram para envolver os alunos e a comunidade escolar, e despertar neles o sentimento de pertencimento ao meio ambiente bem como a perceberem a importância de promover ações que contribuam para mitigar os efeitos do uso desordenado dos recursos naturais como também promover melhor o descarte de materiais que põem em risco à saúde do nosso planeta e assim colaborar para a formação de um sujeito ecológico.