Pretende se com este trabalho demonstrar que é possível tornar ao aulas de ciências e biologia, bem mais atraentes através de metodologias inovadoras, permitindo que sejam alcançados robustos resultados em termos da aprendizagem. A utilização da pesquisa de iniciação na educação básica enquanto estratégia metodológica, ocorreu por meio de oficinas realizadas nas disciplinas de Ciências e Biologia no 1º semestre de 2016. As turmas foram constituídas por estudantes do 9º ano do ensino fundamental e estudantes do Ensino Médio, modalidades ofertados pela Escola Estadual Júlio Muller situada no perímetro urbano, no município de Barra do Bugres/MT. Motivados pela oportunidade de participarem do presente projeto, inicialmente, os estudantes realizaram pesquisas bibliográficas, a escolha dos tema, discussões sobre a relevância do tema a qual se destinava a pesquisa, relacionando-a aos conceitos explorados em sala de aula, finalizando com a elaboração do projeto e apresentação dos resultados para a comunidade na qual a escola está inserida. Este projeto teve como objetivo instigar os alunos a praticar aproveitamento das sobras dos alimentos de forma integral e evitar o desperdício e o acúmulo de resíduos, reconhecendo o valor nutricional nos alimentos.