O objetivo deste artigo é relatar a experiência do projeto de intervenção pedagógica realizado com alunos de uma turma do 10º semestre do curso de Licenciatura em Matemática no Instituto Federal da Bahia - IFBA, campus Barreiras. Nesse contexto, os discentes da disciplina Introdução a Estatística, participaram de oficinas realizadas no laboratório de informática durante 2º semestre 2016, oportunizando aos mesmos aprender e discutir sobre o uso de tecnologias livres para a aprendizagem da estatística descritiva. Para isso, utilizou-se o software livre “SageMathCloud”, que funciona com computação na nuvem numa plataforma denominada “Cocalc”. O sistema mostrou-se eficiente na leitura e implementação da linguagem e ambiente de programação “R”, que foi usada nessa investigação. O trabalho foi Fundamentado a partir das concepções teóricas de Valente (1993,1999), Borba e Penteado (2005) e Kenski (2007), entre outros. A investigação desenvolvida apresenta caráter exploratório, com abordagem quali-quantitativa e dados obtidos a partir da observação participante, das sequências didáticas e dos questionários inicial e de satisfação. Os resultados obtidos revelaram que os alunos não estavam familiarizados com o uso de recursos computacionais aplicados ao ensino da Estatística, além do desconhecimento sobre o uso didático-pedagógica destes na área de Matemática. Também se verificou que a tecnologia usada apresenta potencial significativo para o ensino e aprendizagem da estatística ou da matemática, pois possibilitam atividades propícias para esse fim, tais como, programação, cálculos algébricos via linha de comando, representação gráfica bidimensional e tridimensional, gráficos interativos, gráficos estatísticos e análise de dados. Além disso, os recursos de comunicação síncrona e assíncrona e o compartilhamento da área de trabalho tornam o processo colaborativo e motivador os para os aprendizes.