A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES FORMADORES SOBRE A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35514 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3975 "inscrito_id" => 5455 "titulo" => "A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES FORMADORES SOBRE A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE" "resumo" => "Este artigo traz o estudo da percepção dos professores formadores da Escola de Formação Professor Paulo Freire sobre a Educação a Distância como estratégia metodológica para a formação continuada dos professores da Rede Municipal de Ensino do Recife - RMER. A pesquisa é qualitativa de natureza exploratória e como estratégia de levantamento de dados, foi aplicada a entrevista semiestruturada e os resultados categorizados. Inicialmente, apresenta-se a inserção das tecnologias digitais como propulsor de mudanças trazendo outra possibilidade de educação que não seja a presencial e o cenário educacional que inserido na sociedade digital, também sofre transformações. No caso, a evidência está na formação continuada do professor, por ser o objeto deste estudo. O debate se desenvolve partindo do marco legal e segue-se dialogando com autores que refletem a prática pedagógica pautada nos eventos de formação continuada, pois são os espaços de discussão, socialização e estudos necessários para a integração às transformações vividas na sociedade nos dias de hoje. A análise do estudo traz a evidencia de que o professor formador tem o entendimento do papel da tecnologia na educação e, principalmente, por ela ser um eixo estruturante da política de Ensino da RMER. Oferecer a modalidade de educação a distancia para a formação continuada é uma questão de direito do professor, pois está contemplada na política de formação do município e considera o contexto do mundo globalizado, presença intensa das tecnologias digitais propiciando ambientes com interatividade, flexibilização de tempo e espaço aprendizagem colaborativa, propiciando reflexão e construção de um sujeito autônomo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO CONTINUADA, PROFESSOR FORMADOR, EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID5455_16102017142105.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MANOELINA XAVIER CAVALCANTE" "autor_nome_curto" => "MANOELINA" "autor_email" => "manoelinacavalcante@yahoo" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35514 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3975 "inscrito_id" => 5455 "titulo" => "A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES FORMADORES SOBRE A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE" "resumo" => "Este artigo traz o estudo da percepção dos professores formadores da Escola de Formação Professor Paulo Freire sobre a Educação a Distância como estratégia metodológica para a formação continuada dos professores da Rede Municipal de Ensino do Recife - RMER. A pesquisa é qualitativa de natureza exploratória e como estratégia de levantamento de dados, foi aplicada a entrevista semiestruturada e os resultados categorizados. Inicialmente, apresenta-se a inserção das tecnologias digitais como propulsor de mudanças trazendo outra possibilidade de educação que não seja a presencial e o cenário educacional que inserido na sociedade digital, também sofre transformações. No caso, a evidência está na formação continuada do professor, por ser o objeto deste estudo. O debate se desenvolve partindo do marco legal e segue-se dialogando com autores que refletem a prática pedagógica pautada nos eventos de formação continuada, pois são os espaços de discussão, socialização e estudos necessários para a integração às transformações vividas na sociedade nos dias de hoje. A análise do estudo traz a evidencia de que o professor formador tem o entendimento do papel da tecnologia na educação e, principalmente, por ela ser um eixo estruturante da política de Ensino da RMER. Oferecer a modalidade de educação a distancia para a formação continuada é uma questão de direito do professor, pois está contemplada na política de formação do município e considera o contexto do mundo globalizado, presença intensa das tecnologias digitais propiciando ambientes com interatividade, flexibilização de tempo e espaço aprendizagem colaborativa, propiciando reflexão e construção de um sujeito autônomo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO CONTINUADA, PROFESSOR FORMADOR, EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID5455_16102017142105.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MANOELINA XAVIER CAVALCANTE" "autor_nome_curto" => "MANOELINA" "autor_email" => "manoelinacavalcante@yahoo" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }