A ação pedagógica no âmbito da Educação Física escolar nos proporciona a um grande acervo de conteúdo, favorecendo-nos a diversas formas de pensar e construir o conhecimento a ser tratado na escola. Assim sendo confiando ser a função social da escola de que a mesma deva fomentar a cidadania crítica, isto é, formar não apenas trabalhadores para o mercado de trabalho, mas cidadãos-trabalhadores capazes de interferir criticamente na realidade para transformá-la (LIBÂNEO, 2004, p.53-4). Logo então acredita-se que a aula de Educação Física deve pautar não apenas o movimento, mas sim promover a reflexão sobre a cultura corporal. Neste sentido este trabalho busca relatar uma experiência a partir da construção e execução da proposta de planejamento anual da Educação Física, na Escola Municipal Nossa senhora dos Anjos e na Escola Municipal José Teobaldo de Azevedo vinculadas a secretaria de educação do município de LimoeiroPE. Para a elaboração e execução apropriou-se da Abordagem Crítico-superadora (COLETIVO DE AUTORES, 1992) e partiu-se do princípio, do porque o homem cria as práticas corporais? E que a cultura corporal surge a partir de uma necessidade humana e tomou-se como base também os conteúdos propostos pela secretaria de educação. A construção do planejamento em si veio seguindo uma lógica dialética (TEIXEIRA, 2005; GADOTTI, 1991; OLIVEIRA, 1994), a totalidade, a mediação, a contradição, movimento e mudança qualitativa. Foram realizadas aulas teóricas e práticas onde no final da unidade cada turma foi encaminhada para a realização de trabalhos, avaliações escritas e orais. As ações de imediato apresentaram algumas problemáticas que giravam em torno da não aceitação dos alunos, escassez de materiais, falta de espaço físico. Houve mudança acerca da visibilidade da Educação Física que proporcionou uma significativa aprendizagem por parte dos educandos. Aproximando-nos da metodologia da Pesquisa-ação, a aula foi espaço de aprendizagem mútua, lugar de conflitos e construção do conhecimento contribuindo para a qualificação do ensino público.