A IMPORTÂNCIA DO GÊNERO TEXTUAL CONTO NO DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA LEITORA, A PARTIR DO TRABALHO COM A RODA DE LEITURA EM SALA DE AULA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35352 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3660 "inscrito_id" => 311 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO GÊNERO TEXTUAL CONTO NO DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA LEITORA, A PARTIR DO TRABALHO COM A RODA DE LEITURA EM SALA DE AULA" "resumo" => "O presente artigo é resultado de uma pesquisa realizada na turma do 2° ano do ensino fundamental I na Escola Municipal Dr. Severino Cruz em Campina Grande-PB na qual atuo como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) com o objetivo principal de refletir sobre a importância do gênero conto para o desenvolvimento da competência leitora do educando no processo de ensino aprendizagem, a partir da roda de leitura uma vez que este é um momento de o aluno encontrar o prazer pela leitura sem finalidades didático-pedagógicas que proporciona o gosto pela leitura de modo descontraído e cativante ao estimular a imaginação e a criatividade sem vista a um fim. O presente artigo é de caráter qualitativo, no qual utilizei como aporte teórico Braun e Vianna (2010) sobre a roda de leitura como espaço profícuo para a formação de leitores, Calvacanti (2009), Solé (1998), dentre outros, sobre a importância da leitura no processo educativo. Tal estudo foi realizado através de observação, da entrevista com professores da Educação Básica da Escola Municipal Dr. Severino Cruz em Campina Grande-PB e da avaliação e análise dos resultados apresentados na pesquisa com o intuito de comprovar e concretizar a relação teoria e prática. Para isso, começo por fazer alguns apontamentos referentes à importância da leitura na escola. Feito isso, apresento o gênero textual conto utilizado na roda de leitura enquanto uma proposta que contribui no processo de alfabetização do educando. A prática da leitura, nesta perspectiva, é um processo que foi construído durante o ano escolar no qual observei, ao longo de três meses, a eficácia do trabalho com a roda de leitura em sala de aula, uma vez que o hábito da leitura é um processo que deve ser incentivado desde cedo em casa e aperfeiçoado na escola, continuando pela vida toda. E, portanto, cabe ao professor incentivar e instigar a criança a ler." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "CONTO, COMPETÊNCIA LEITORA, RODA DE LEITURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA8_ID311_15102017113654.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KÉTSIA FERREIRA VIANA BEZERRA DIAS" "autor_nome_curto" => "KÉTSIA FERREIRA" "autor_email" => "ketsiaferreira2016@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35352 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3660 "inscrito_id" => 311 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO GÊNERO TEXTUAL CONTO NO DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA LEITORA, A PARTIR DO TRABALHO COM A RODA DE LEITURA EM SALA DE AULA" "resumo" => "O presente artigo é resultado de uma pesquisa realizada na turma do 2° ano do ensino fundamental I na Escola Municipal Dr. Severino Cruz em Campina Grande-PB na qual atuo como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) com o objetivo principal de refletir sobre a importância do gênero conto para o desenvolvimento da competência leitora do educando no processo de ensino aprendizagem, a partir da roda de leitura uma vez que este é um momento de o aluno encontrar o prazer pela leitura sem finalidades didático-pedagógicas que proporciona o gosto pela leitura de modo descontraído e cativante ao estimular a imaginação e a criatividade sem vista a um fim. O presente artigo é de caráter qualitativo, no qual utilizei como aporte teórico Braun e Vianna (2010) sobre a roda de leitura como espaço profícuo para a formação de leitores, Calvacanti (2009), Solé (1998), dentre outros, sobre a importância da leitura no processo educativo. Tal estudo foi realizado através de observação, da entrevista com professores da Educação Básica da Escola Municipal Dr. Severino Cruz em Campina Grande-PB e da avaliação e análise dos resultados apresentados na pesquisa com o intuito de comprovar e concretizar a relação teoria e prática. Para isso, começo por fazer alguns apontamentos referentes à importância da leitura na escola. Feito isso, apresento o gênero textual conto utilizado na roda de leitura enquanto uma proposta que contribui no processo de alfabetização do educando. A prática da leitura, nesta perspectiva, é um processo que foi construído durante o ano escolar no qual observei, ao longo de três meses, a eficácia do trabalho com a roda de leitura em sala de aula, uma vez que o hábito da leitura é um processo que deve ser incentivado desde cedo em casa e aperfeiçoado na escola, continuando pela vida toda. E, portanto, cabe ao professor incentivar e instigar a criança a ler." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "CONTO, COMPETÊNCIA LEITORA, RODA DE LEITURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA8_ID311_15102017113654.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KÉTSIA FERREIRA VIANA BEZERRA DIAS" "autor_nome_curto" => "KÉTSIA FERREIRA" "autor_email" => "ketsiaferreira2016@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }