O presente artigo “Convivência com o semiárido: uma proposta metodológica no ensino de geografia”
parte de experiências obtidas através do projeto de pesquisa intitulado: Um olhar sobre o ensino de
Geografia em escolas de nível Fundamental, assim como de discussões realizadas no curso de
Especialização em Educação Contextualizada para o Semiárido Brasileiro. Essas experiências
suscitaram inúmeras reflexões e conduziram à elaboração da seguinte questão: Como professores de
Geografia promovem um ensino na perspectiva da convivência com o Semiárido Brasileiro (SAB) em
escolas públicas da cidade de Cajazeiras – PB e como alunos apreendem e tematizam esse ensino?
Verificar se, nas aulas de Geografia, os conteúdos selecionados e ensinados pelos professores
consideram os conhecimentos locais da região buscando a convivência com o SAB e, também investigar
se os professores de Geografia e alunos fazem uma interrelação dos conteúdos relativos ao Semiárido
com os conhecimentos escolares da disciplina Geografia. Optou-se no estudo pela pesquisa qualitativaquantitativa
por serem objetos de estudo das ciências sociais e por responderam a questões do cotidiano
muito particulares. Como técnica de pesquisa os questionários (professores e alunos). Como método,
utilizamos o comparativo por acreditarmos que esses dão subsídios que possibilitam compreender os
desafios para um ensino de Geografia contextualizado nas escolas campos de pesquisa. A pesquisa foi
realizada com três turmas de 9º ano de três escolas públicas estaduais de Ensino Fundamental e Médio.
Nosso intuito é identificar por meio da pesquisa se a disciplina Geografia, ministrado por professores na
educação básica, está relacionado com o cotidiano do discente e se a mesma contempla um ensino e/ou
aprendizagem pautado na memorização de conteúdos e fora da realidade da Educação Contextualizada
para a Convivência com Semiárido Brasileiro (ECSA).
Palavras-chave: Educação Contextualizada, Ensino de Geografia, Semiárido Brasileiro.