Em tempos de convergência e participação professores e estudantes são desafiados a vivências de processos de ensino-aprendizagem que instigam a colaboração, a inovação, o compartilhamento e a coletividade. Neste cenário acreditamos que os docentes em formação precisam estar preparados para trabalhar com as tecnologias digitais de rede (TDR) e com as transformações sociais e atitudinais que elas imprimem à dinâmica escolar. Defendemos que um curso de formação inicial de educadores na modalidade a distância pode oportunizar a vivência de processos de inclusão digital, desde que o desenho didático no ambiente virtual de aprendizagem promova interação, colaboração, participação e autoria na apropriação de tecnologias digitais de rede. A partir deste contexto, o presente trabalho tem por objetivo socializar as experiências de aprendizagem propostas em 2017/01 na disciplina Didática da Educação a Distância, da 4ª fase do curso de Pedagogia a distância do Centro de Educação a Distância da Universidade do Estado de Santa Catarina (CEAD/UDESC). Tendo como objetivo refletir sobre didática e tecnologias da educação a distância e suas contribuições para a formação do pedagogo e para a docência na Educação Básica, a disciplina propôs aos acadêmicos a apropriação de recursos tecnológicos que estimulem características que compreendemos serem inerentes ao contexto social contemporâneo: autoria, coautoria, coletividade, criatividade e participação. Nesse sentido, por meio de atividades de aprendizagem envolvendo ferramentas como Toondoo, Fábrica de Tirinhas, Prezi e StoryJumper, os estudantes puderam relacionar os conteúdos estudados durante o semestre com a vivência de processos de apropriação de recursos disponíveis na internet, exercendo sua participação autoral na rede.