A LITERATURA INFANTIL NA FORMAÇÃO DE PEQUENOS LEITORES
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35454 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 178 "inscrito_id" => 3737 "titulo" => "A LITERATURA INFANTIL NA FORMAÇÃO DE PEQUENOS LEITORES" "resumo" => """ O presente artigo tem como objetivo destacar a necessidade da literatura fazer parte do dia a dia das crianças, assim como a televisão e a internet e verificar como está sendo desenvolvido o trabalho com a literatura infantil na sala de aula das series iniciais do Ensino Fundamental das escolas. Abordaremos a literatura infantil como uma ferramenta de suma importância para o processo de formação de pequenos leitores. Pretendo provar que, ao contrário do que muitos pensam sobre como nossas crianças estão somente submetidos ao mundo da internet e jogos eletrônicos, há uma valorização do gênero literário, mesmo que em proporções menores, porém significativas. Por acreditarmos que seja um veículo que possa proporciona às crianças o desenvolvimento cognitivo, emocional e social, analisamos de que forma professores trabalham a mesma em sala de aula, identificando se as leituras são adequadas ao nível de desenvolvimento da criança, averiguando se reconhecem a sua importância para o desenvolvimento desta, analisando se em sua prática conseguem despertar o interesse e atenção de seus alunos e avaliando a possibilidade desta prática influenciar no comportamento leitor destes. Para isso, realizamos uma pesquisa com intervenções pedagógicas na sala de aula e observação de como nossos alunos se comportaram diante do desenvolvimento da nossa proposta de trabalho com a literatura infantil e se as crianças reconhecem a importância da literatura, despertando o interesse dos alunos com nossa forma de contar história e ainda pudemos perceber que a sua prática influi positivamente no comportamento leitor das crianças, aumentando a frequência de escolha das mesmas em relação aos livros infantis em suas atividades. \r\n Literatura Infantil; Formação do leitor. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "ESCOLA;, LITERATURA INFANTIL;, FORMAÇÃO DO LEITOR." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID3737_20062017173853.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CILMARA CRISTINA RODRIGUES MAYORAL BRUNATTI" "autor_nome_curto" => "CILMARA" "autor_email" => "cillrodrigues@hotmail.com" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35454 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 178 "inscrito_id" => 3737 "titulo" => "A LITERATURA INFANTIL NA FORMAÇÃO DE PEQUENOS LEITORES" "resumo" => """ O presente artigo tem como objetivo destacar a necessidade da literatura fazer parte do dia a dia das crianças, assim como a televisão e a internet e verificar como está sendo desenvolvido o trabalho com a literatura infantil na sala de aula das series iniciais do Ensino Fundamental das escolas. Abordaremos a literatura infantil como uma ferramenta de suma importância para o processo de formação de pequenos leitores. Pretendo provar que, ao contrário do que muitos pensam sobre como nossas crianças estão somente submetidos ao mundo da internet e jogos eletrônicos, há uma valorização do gênero literário, mesmo que em proporções menores, porém significativas. Por acreditarmos que seja um veículo que possa proporciona às crianças o desenvolvimento cognitivo, emocional e social, analisamos de que forma professores trabalham a mesma em sala de aula, identificando se as leituras são adequadas ao nível de desenvolvimento da criança, averiguando se reconhecem a sua importância para o desenvolvimento desta, analisando se em sua prática conseguem despertar o interesse e atenção de seus alunos e avaliando a possibilidade desta prática influenciar no comportamento leitor destes. Para isso, realizamos uma pesquisa com intervenções pedagógicas na sala de aula e observação de como nossos alunos se comportaram diante do desenvolvimento da nossa proposta de trabalho com a literatura infantil e se as crianças reconhecem a importância da literatura, despertando o interesse dos alunos com nossa forma de contar história e ainda pudemos perceber que a sua prática influi positivamente no comportamento leitor das crianças, aumentando a frequência de escolha das mesmas em relação aos livros infantis em suas atividades. \r\n Literatura Infantil; Formação do leitor. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "ESCOLA;, LITERATURA INFANTIL;, FORMAÇÃO DO LEITOR." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID3737_20062017173853.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CILMARA CRISTINA RODRIGUES MAYORAL BRUNATTI" "autor_nome_curto" => "CILMARA" "autor_email" => "cillrodrigues@hotmail.com" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }