O entendimento de vários aspectos do progresso ocorre com o auxilio das ciências e tecnologias desenvolvidas pelo homem para resolução de problema, dentre elas a Matemática possui destaque devido à abrangência de suas informações e de sua aplicabilidade cotidiana. O ensino dessa disciplina sempre foi considerado como um método rígido e padronizado composto por aulas predominantemente expositivas. Nos últimos anos foram verificados grandes índices de reprovação dos estudantes na matéria e essa dificuldade refletiu nos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio, bem como nos discente de cursos de ensino superior, que em muitos casos não recordam assuntos básicos que são essenciais para o entendimento mais aprofundado dos conteúdos. Muitos especialistas relatam a necessidade de uma restauração nas metodologias de ensino, e afirma que a assimilação torna- se mais fácil quando o receptor das informações relaciona os novos conhecimentos a situações rotineiras. Com o propósito de analisar as adversidades enfrentadas por alunos concluintes do ensino médio de escolas e de cursos preparatórios particulares de Vitória da Conquista, o trabalho é constituído de noções qualitativas que explanam o histórico e o posicionamento de autores, e de dados quantitativos obtidos por meio da aplicação de questionário direcionado aos discentes. Os resultados obtidos permite verificar o baixo desempenho em Matemática e o pouco tempo que os participantes da pesquisa direcionam para o seu estudo, além de especificar as áreas que os entrevistados enfrentam mais adversidade na aprendizagem. Diante do exposto evidenciam-se a necessidade da inovação nos modelos de aula e da transformação do modo de estudo dos educandos, ambos servindo como base na melhoria no ensino da Matemática e potencializando sua importância.