Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

COTIDIANO E CONTEXTUALIZAÇÃO COM A TEMÁTICA ÁGUA NA LITERATURA DO ENSINO DE QUÍMICA

Palavra-chaves: ÁGUA, COTIDIANO, ENSINO DE QUÍMICA Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36327
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1084
    "inscrito_id" => 4205
    "titulo" => "COTIDIANO E CONTEXTUALIZAÇÃO COM A TEMÁTICA ÁGUA NA LITERATURA DO ENSINO DE QUÍMICA"
    "resumo" => "Um dos desafios do ensino de Química é unir o conhecimento escolar ao cotidiano dos alunos. A química tem um papel importante na discussão de temas ou problemas sociais quando usa a abordagem CTS (Ciência-Tecnologia-Sociedade). A utilização de aulas diferenciadas pode desempenhar um papel importante na aprendizagem dos alunos visto que estimulam sua curiosidade e aprendizagem. Uma maneira de integrar essa abordagem no ensino de química é a discussão de um tema que envolva aspectos socioeconômicos e ambientais como é o caso da água. Além do mais, sabe-se que o Brasil detém boa parte da água do mundo e que no futuro pode ser tratado como ouro em muitos países devido à crise que já estamos começando a passar. Considera-se que o uso da temática água para desenvolver o conhecimento químico permite a inclusão de um número maior de conceitos dependendo da disponibilidade de tempo. Preparar os estudantes para o mundo e dar significado aos acontecimentos que ocorrem ao seu redor, são os desafios do professor a cada aula. A busca de novas alternativas e de diferentes contextualizações dos conceitos químicos integra a evolução do processo de ensino-aprendizagem em prol dos objetivos da escola de formar cidadãos. As estratégias utilizadas durante o desenvolvimento desse tema possibilitam, além do aprendizado químico, uma discussão interdisciplinar na busca de identificar situações/problemas do cotidiano envolvendo uma grande participação dos estudantes. Assim, o presente trabalho teve como objetivo realizar uma revisão da literatura recente (2004 – 2017) a respeito da utilização da temática água no ensino de química com aplicação em turmas do ensino médio envolvendo cotidiano e contextualização. Os resultados indicam que a temática foi explorada de forma contextualizada descrevendo fatos do cotidiano, buscando a formação de cidadãos críticos e participativos, bem como o desenvolvimento da capacidade de analisar e interpretar situações-problema."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ÁGUA, COTIDIANO, ENSINO DE QUÍMICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID4205_08092017204503.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLA BRITO FRANCO"
    "autor_nome_curto" => "CARLA"
    "autor_email" => "carlinhabrito17@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36327
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1084
    "inscrito_id" => 4205
    "titulo" => "COTIDIANO E CONTEXTUALIZAÇÃO COM A TEMÁTICA ÁGUA NA LITERATURA DO ENSINO DE QUÍMICA"
    "resumo" => "Um dos desafios do ensino de Química é unir o conhecimento escolar ao cotidiano dos alunos. A química tem um papel importante na discussão de temas ou problemas sociais quando usa a abordagem CTS (Ciência-Tecnologia-Sociedade). A utilização de aulas diferenciadas pode desempenhar um papel importante na aprendizagem dos alunos visto que estimulam sua curiosidade e aprendizagem. Uma maneira de integrar essa abordagem no ensino de química é a discussão de um tema que envolva aspectos socioeconômicos e ambientais como é o caso da água. Além do mais, sabe-se que o Brasil detém boa parte da água do mundo e que no futuro pode ser tratado como ouro em muitos países devido à crise que já estamos começando a passar. Considera-se que o uso da temática água para desenvolver o conhecimento químico permite a inclusão de um número maior de conceitos dependendo da disponibilidade de tempo. Preparar os estudantes para o mundo e dar significado aos acontecimentos que ocorrem ao seu redor, são os desafios do professor a cada aula. A busca de novas alternativas e de diferentes contextualizações dos conceitos químicos integra a evolução do processo de ensino-aprendizagem em prol dos objetivos da escola de formar cidadãos. As estratégias utilizadas durante o desenvolvimento desse tema possibilitam, além do aprendizado químico, uma discussão interdisciplinar na busca de identificar situações/problemas do cotidiano envolvendo uma grande participação dos estudantes. Assim, o presente trabalho teve como objetivo realizar uma revisão da literatura recente (2004 – 2017) a respeito da utilização da temática água no ensino de química com aplicação em turmas do ensino médio envolvendo cotidiano e contextualização. Os resultados indicam que a temática foi explorada de forma contextualizada descrevendo fatos do cotidiano, buscando a formação de cidadãos críticos e participativos, bem como o desenvolvimento da capacidade de analisar e interpretar situações-problema."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ÁGUA, COTIDIANO, ENSINO DE QUÍMICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID4205_08092017204503.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLA BRITO FRANCO"
    "autor_nome_curto" => "CARLA"
    "autor_email" => "carlinhabrito17@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Um dos desafios do ensino de Química é unir o conhecimento escolar ao cotidiano dos alunos. A química tem um papel importante na discussão de temas ou problemas sociais quando usa a abordagem CTS (Ciência-Tecnologia-Sociedade). A utilização de aulas diferenciadas pode desempenhar um papel importante na aprendizagem dos alunos visto que estimulam sua curiosidade e aprendizagem. Uma maneira de integrar essa abordagem no ensino de química é a discussão de um tema que envolva aspectos socioeconômicos e ambientais como é o caso da água. Além do mais, sabe-se que o Brasil detém boa parte da água do mundo e que no futuro pode ser tratado como ouro em muitos países devido à crise que já estamos começando a passar. Considera-se que o uso da temática água para desenvolver o conhecimento químico permite a inclusão de um número maior de conceitos dependendo da disponibilidade de tempo. Preparar os estudantes para o mundo e dar significado aos acontecimentos que ocorrem ao seu redor, são os desafios do professor a cada aula. A busca de novas alternativas e de diferentes contextualizações dos conceitos químicos integra a evolução do processo de ensino-aprendizagem em prol dos objetivos da escola de formar cidadãos. As estratégias utilizadas durante o desenvolvimento desse tema possibilitam, além do aprendizado químico, uma discussão interdisciplinar na busca de identificar situações/problemas do cotidiano envolvendo uma grande participação dos estudantes. Assim, o presente trabalho teve como objetivo realizar uma revisão da literatura recente (2004 – 2017) a respeito da utilização da temática água no ensino de química com aplicação em turmas do ensino médio envolvendo cotidiano e contextualização. Os resultados indicam que a temática foi explorada de forma contextualizada descrevendo fatos do cotidiano, buscando a formação de cidadãos críticos e participativos, bem como o desenvolvimento da capacidade de analisar e interpretar situações-problema.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.