Um dos desafios do ensino de Química é unir o conhecimento escolar ao cotidiano dos alunos. A química tem um papel importante na discussão de temas ou problemas sociais quando usa a abordagem CTS (Ciência-Tecnologia-Sociedade). A utilização de aulas diferenciadas pode desempenhar um papel importante na aprendizagem dos alunos visto que estimulam sua curiosidade e aprendizagem. Uma maneira de integrar essa abordagem no ensino de química é a discussão de um tema que envolva aspectos socioeconômicos e ambientais como é o caso da água. Além do mais, sabe-se que o Brasil detém boa parte da água do mundo e que no futuro pode ser tratado como ouro em muitos países devido à crise que já estamos começando a passar. Considera-se que o uso da temática água para desenvolver o conhecimento químico permite a inclusão de um número maior de conceitos dependendo da disponibilidade de tempo. Preparar os estudantes para o mundo e dar significado aos acontecimentos que ocorrem ao seu redor, são os desafios do professor a cada aula. A busca de novas alternativas e de diferentes contextualizações dos conceitos químicos integra a evolução do processo de ensino-aprendizagem em prol dos objetivos da escola de formar cidadãos. As estratégias utilizadas durante o desenvolvimento desse tema possibilitam, além do aprendizado químico, uma discussão interdisciplinar na busca de identificar situações/problemas do cotidiano envolvendo uma grande participação dos estudantes. Assim, o presente trabalho teve como objetivo realizar uma revisão da literatura recente (2004 – 2017) a respeito da utilização da temática água no ensino de química com aplicação em turmas do ensino médio envolvendo cotidiano e contextualização. Os resultados indicam que a temática foi explorada de forma contextualizada descrevendo fatos do cotidiano, buscando a formação de cidadãos críticos e participativos, bem como o desenvolvimento da capacidade de analisar e interpretar situações-problema.