METACOGNIÇÃO E COMPREENSÃO LEITORA EM ESTUDANTES DE ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE SISTEMÁTICA DE ESTUDOS BRASILEIROS
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37434 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2406 "inscrito_id" => 513 "titulo" => "METACOGNIÇÃO E COMPREENSÃO LEITORA EM ESTUDANTES DE ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE SISTEMÁTICA DE ESTUDOS BRASILEIROS" "resumo" => "Ao longo do processo de desenvolvimento da aprendizagem ocorrem diversificadas demandas sobre a cognição e estratégias de estudos. Sendo essencial compreender como e quando usá-las para um bom desempenho acadêmico, e potencialização da aprendizagem, é preciso a metacognição. A metacognição pode ser definida como o autoconhecimento e autocontrole das aprendizagens e cognição, em que o indivíduo indaga-se sobre: Como eu penso? Qual forma ou estratégia melhor se adapta a minha aprendizagem? Como eu posso chegar ou cheguei a este pensamento? Sendo ela essencial para a leitura, pois proporciona ao estudante monitorar a compreensão. Principalmente no Ensino superior quando as exigências sobre leitura aumentam. O estudo bibliográfico objetivou analisar os artigos existentes que abordaram a metacognição, estratégias metacognitivas e a compreensão leitora. Bem como, averiguar as publicações realizadas entre os anos de 2008 e 2017; verificar a natureza dos estudos e; verificar a caracterização das amostras utilizadas, com enfoque no Ensino Superior. Como instrumento utilizou-se a plataforma dos periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Os resultados mostraram que nos últimos nove anos, foram publicados trinta e Cinco artigos voltados para o tema proposto. No que concerne a amostra, destes artigos apenas nove abrangeram estudantes de ensino superior, pois os demais fizeram referência ao Ensino Fundamental I e II; e Ensino Médio. A pesquisa aponta a insuficiência de estudos que abordem a metacognição com aplicabilidade na compreensão leitora no Ensino Superior. Aspiram estudos futuros descritivos e exploratórios de diversas regiões do Brasil, assim como, estudantes de instituições públicas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções" "palavra_chave" => "METACOGNIÇÃO, LEITURA, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA17_ID513_11092017223855.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAÍS MELO PEREIRA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "THAÍS OLIVEIRA" "autor_email" => "thays.mello15@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37434 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2406 "inscrito_id" => 513 "titulo" => "METACOGNIÇÃO E COMPREENSÃO LEITORA EM ESTUDANTES DE ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE SISTEMÁTICA DE ESTUDOS BRASILEIROS" "resumo" => "Ao longo do processo de desenvolvimento da aprendizagem ocorrem diversificadas demandas sobre a cognição e estratégias de estudos. Sendo essencial compreender como e quando usá-las para um bom desempenho acadêmico, e potencialização da aprendizagem, é preciso a metacognição. A metacognição pode ser definida como o autoconhecimento e autocontrole das aprendizagens e cognição, em que o indivíduo indaga-se sobre: Como eu penso? Qual forma ou estratégia melhor se adapta a minha aprendizagem? Como eu posso chegar ou cheguei a este pensamento? Sendo ela essencial para a leitura, pois proporciona ao estudante monitorar a compreensão. Principalmente no Ensino superior quando as exigências sobre leitura aumentam. O estudo bibliográfico objetivou analisar os artigos existentes que abordaram a metacognição, estratégias metacognitivas e a compreensão leitora. Bem como, averiguar as publicações realizadas entre os anos de 2008 e 2017; verificar a natureza dos estudos e; verificar a caracterização das amostras utilizadas, com enfoque no Ensino Superior. Como instrumento utilizou-se a plataforma dos periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Os resultados mostraram que nos últimos nove anos, foram publicados trinta e Cinco artigos voltados para o tema proposto. No que concerne a amostra, destes artigos apenas nove abrangeram estudantes de ensino superior, pois os demais fizeram referência ao Ensino Fundamental I e II; e Ensino Médio. A pesquisa aponta a insuficiência de estudos que abordem a metacognição com aplicabilidade na compreensão leitora no Ensino Superior. Aspiram estudos futuros descritivos e exploratórios de diversas regiões do Brasil, assim como, estudantes de instituições públicas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções" "palavra_chave" => "METACOGNIÇÃO, LEITURA, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA17_ID513_11092017223855.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAÍS MELO PEREIRA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "THAÍS OLIVEIRA" "autor_email" => "thays.mello15@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }