RESUMO: O presente trabalho tem como intuito pesquisar a respeito do papel que o psicopedagogo exerce frente às dificuldades apresentadas pelos alunos no processo de assimilação da leitura. Esta temática é uma das problemáticas que tanto o psicopedagogo quando o professor se deparam frequentemente no dia a dia escolar. Nesse sentido, é de suma importância fazer uma investigação dos principais fatores que alteram a aquisição da leitura, e o quais ações devem ser realizadas para reverter esta situação preocupante. Nesse aspecto, a avaliação psicopedagógica surge como um fator de grande relevância para tratar cada dificuldade de aprendizagem. Tendo em vista este problema a pesquisa teve como objetivo norteador, analisar como ocorre o processo de avaliação psicopedagógica mediante as dificuldades de leitura. Para explanar o estudo, realizou-se, uma revisão bibliográfica, seguindo ao espaço empírico (campo) com base em um questionário de caráter subjetivo aplicado a três psicopedagogas que lidam diariamente com essas questões em uma clínica de psicopedagogia. Para o embasamento teórico utilizamos os seguintes autores Bossa (2001-2007), Furtado (2007), Fernández (1990-1991), Lakatos (2003), Minayo (2001), Rubinstein (1987) Scoz (1994). A partir dos resultados colhidos, foi possível compreender como funciona a avaliação psicopedagógica e as contribuições do psicopedagogo no processo de ensino aprendizagem da leitura.