O Cerrado é um dos biomas mais ameaçados no Brasil, possuindo 55% de seu território transformado por impactos ambientais gravíssimos, dentre estes as queimadas não controladas, podendo ocorrer de forma natural ou artificial. Diante dessa problemática, a Educação Ambiental (EA) torna-se uma importante ferramenta para construção/valorização de sociedades sustentáveis visando uma consciência ambiental, além da construção de novos conhecimentos, valores, habilidades e experiências. Nesse contexto, surgiu a necessidade de desenvolver a EA em uma escola da rede pública municipal de Chapadinha, Maranhão com a intenção de sensibilizar os alunos em relação aos danos e consequências causadas pelas queimadas, tais como, perda na biodiversidade da fauna e flora, além dos danos à saúde humana, numa perspectiva crítica para a melhoria da qualidade de vida. Para isso, foram desenvolvidas atividades educativas na escola pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), no ano de 2016. Com base nas produções dos educandos, por meio de textos, questionários e desenhos, foi possível verificar que os mesmos já possuem uma concepção do termo queimadas, bem como suas causas, consequências e prevenção, porém estes conhecimentos ainda não foram sistematizados. Aliado a isso, EA e a promoção da interdisciplinaridade são duas importantes ferramentas para a aprendizagem significativa. Entretanto, a implantação dos temas transversais como meio ambiente e queimadas, e a interdisciplinaridade ainda são desafios frequentes nas escolas, portanto projetos que reúnem essas duas opções no ensino dos temas transversais presentes no cotidiano do estudante é imprescindível na sua formação quanto cidadão crítico e integrante do meio ambiente.