Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CRIANÇAS TRANSGÊNERO NA ESCOLA: UM DESAFIO PARA O PROFESSOR

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, CRIANÇAS TRANSGÊNEROS, GÊNERO Comunicação Oral (CO) GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36335
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4025
    "inscrito_id" => 9780
    "titulo" => "CRIANÇAS TRANSGÊNERO NA ESCOLA: UM DESAFIO PARA O PROFESSOR"
    "resumo" => "O termo gênero designado a uma serie de expectativa de implicações sociais baseadas nas características, físicas (principalmente a genitália) com vias a dividir a sociedade humana em dois grandes grupos: homens e mulheres.Esta pesquisa surgiu a partir de um debate iniciado em sala de aula sobre a posição do professor quanto a essa temática, e se justifica na premente necessidade de abordar o assunto em questão, para tentar ajudar na compreensão do tema transgênero aos professores em sala de aula.Ao iniciarmos a pesquisa, surgiram as seguintes perguntas que nortearam o nosso trabalho: A escola tende a explicar as normas sociais dominantes quanto à questão de gênero? O professor está preparado para receber essas crianças em sala de aula? Há um preparo das escolas sobre como lidar com essas questões sem preconceito? A partir dos questionamentos levantados, o objetivo desse trabalho cientifico é descrever os conceitos sobre gênero, para esclarecimento dos professores sobre as questões da diversidade sexual - na sociedade e no ambiente escolar em particular -, a fim de que promovam uma preparação para situações em sala de aula, com alunos supostamente transgênero. Quanto à metodologia, classifica-se esta pesquisa como descritiva quanto aos seus objetivos; de cunho qualitativo, tendo como técnica de coleta de dados uma pesquisa bibliográfica em artigos, livros, vídeos, relatos biográficos. As informações obtidas, mostram que sabemos pouco sobre o assunto. Que ainda existem muitos preconceitos, exclusões, violações de direitos das crianças, muitos tabus para falar na escola sobre sexualidade.O que podemos perceber, em relação aos direitos do sujeito transgênero, é que mesmo que você não aceite, tem que respeitar as leis, e, é o primeiro passo para que eles tenham os seus direitos respeitados, o que na maioria das vezes não acontece."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, CRIANÇAS TRANSGÊNEROS, GÊNERO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA7_ID9780_16102017155959.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLEUMA BISPO CARDOSO GRAMENDOLA"
    "autor_nome_curto" => "CLEUMA GRAMENDOLA"
    "autor_email" => "cleuma.cardoso@hotmail.co"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX (UNIFACEX)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36335
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4025
    "inscrito_id" => 9780
    "titulo" => "CRIANÇAS TRANSGÊNERO NA ESCOLA: UM DESAFIO PARA O PROFESSOR"
    "resumo" => "O termo gênero designado a uma serie de expectativa de implicações sociais baseadas nas características, físicas (principalmente a genitália) com vias a dividir a sociedade humana em dois grandes grupos: homens e mulheres.Esta pesquisa surgiu a partir de um debate iniciado em sala de aula sobre a posição do professor quanto a essa temática, e se justifica na premente necessidade de abordar o assunto em questão, para tentar ajudar na compreensão do tema transgênero aos professores em sala de aula.Ao iniciarmos a pesquisa, surgiram as seguintes perguntas que nortearam o nosso trabalho: A escola tende a explicar as normas sociais dominantes quanto à questão de gênero? O professor está preparado para receber essas crianças em sala de aula? Há um preparo das escolas sobre como lidar com essas questões sem preconceito? A partir dos questionamentos levantados, o objetivo desse trabalho cientifico é descrever os conceitos sobre gênero, para esclarecimento dos professores sobre as questões da diversidade sexual - na sociedade e no ambiente escolar em particular -, a fim de que promovam uma preparação para situações em sala de aula, com alunos supostamente transgênero. Quanto à metodologia, classifica-se esta pesquisa como descritiva quanto aos seus objetivos; de cunho qualitativo, tendo como técnica de coleta de dados uma pesquisa bibliográfica em artigos, livros, vídeos, relatos biográficos. As informações obtidas, mostram que sabemos pouco sobre o assunto. Que ainda existem muitos preconceitos, exclusões, violações de direitos das crianças, muitos tabus para falar na escola sobre sexualidade.O que podemos perceber, em relação aos direitos do sujeito transgênero, é que mesmo que você não aceite, tem que respeitar as leis, e, é o primeiro passo para que eles tenham os seus direitos respeitados, o que na maioria das vezes não acontece."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, CRIANÇAS TRANSGÊNEROS, GÊNERO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA7_ID9780_16102017155959.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLEUMA BISPO CARDOSO GRAMENDOLA"
    "autor_nome_curto" => "CLEUMA GRAMENDOLA"
    "autor_email" => "cleuma.cardoso@hotmail.co"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX (UNIFACEX)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O termo gênero designado a uma serie de expectativa de implicações sociais baseadas nas características, físicas (principalmente a genitália) com vias a dividir a sociedade humana em dois grandes grupos: homens e mulheres.Esta pesquisa surgiu a partir de um debate iniciado em sala de aula sobre a posição do professor quanto a essa temática, e se justifica na premente necessidade de abordar o assunto em questão, para tentar ajudar na compreensão do tema transgênero aos professores em sala de aula.Ao iniciarmos a pesquisa, surgiram as seguintes perguntas que nortearam o nosso trabalho: A escola tende a explicar as normas sociais dominantes quanto à questão de gênero? O professor está preparado para receber essas crianças em sala de aula? Há um preparo das escolas sobre como lidar com essas questões sem preconceito? A partir dos questionamentos levantados, o objetivo desse trabalho cientifico é descrever os conceitos sobre gênero, para esclarecimento dos professores sobre as questões da diversidade sexual - na sociedade e no ambiente escolar em particular -, a fim de que promovam uma preparação para situações em sala de aula, com alunos supostamente transgênero. Quanto à metodologia, classifica-se esta pesquisa como descritiva quanto aos seus objetivos; de cunho qualitativo, tendo como técnica de coleta de dados uma pesquisa bibliográfica em artigos, livros, vídeos, relatos biográficos. As informações obtidas, mostram que sabemos pouco sobre o assunto. Que ainda existem muitos preconceitos, exclusões, violações de direitos das crianças, muitos tabus para falar na escola sobre sexualidade.O que podemos perceber, em relação aos direitos do sujeito transgênero, é que mesmo que você não aceite, tem que respeitar as leis, e, é o primeiro passo para que eles tenham os seus direitos respeitados, o que na maioria das vezes não acontece.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.