Os textos que abordam a temática da educação escolar pública de modo geral apontam para a importância da organização e da gestão democrática das escolas públicas. Além disso, o desafio cotidiano de compreender processos inerentes ao fazer do gestor escolar pode ser subsidiado também por reflexões bibliográficas a respeito de administração escolar e gestão democrática. Sendo assim, trataremos o conceito de administração e sua contextualização no âmbito escolar; apontaremos considerações sobre a gestão democrática e a política dos conselhos escolares. A administração escolar ou a gestão escolar, nomenclaturas aqui aplicadas como sinônimos uma da outra, apresenta enfoques da estrutura administrativa e pedagógica. Assim, nos direciona a adoção de uma concepção de educação que se alinhe ao modelo de educação e sociedade almejados. A concepção de educação, aqui adotada, é entendida como prática social forjada no contexto sociocultural de produção e apropriação de saberes. De tal maneira, a escola precisa ser pensada de modo contextualizado ao lugar e função social que ocupa. A abordagem metodológica adotada é a bibliográfica, objetiva discutir e compreender a administração escolar na perspectiva da gestão democrática. Nesta direção, abordar a relação entre educação popular e conselhos escolares, tendo como eixo a troca de saberes na efetividade prática de participação cidadã na gestão escolar democrática.