Novas alternativas que facilitem o ensino-aprendizagem são apresentadas e buscadas por professores, visando tornar este processo mais fácil e prazeroso para os estudantes. Diante disto, busca-se inserir o estudante não como mero apreciador e passivo diante das situações mas que ele seja efetivamente participante e atuante.
Assim, a Prefeitura do Recife, por meio da Diretoria de Tecnologia na Educação, implantou o curso de Introdução a Animação Digital, nas Unidades de Tecnologia na Educação (Utec), com duração de 40 h/a, no qual os estudantes podem agir ativamente nesse processo, mediados pelo professor de tecnologia, utilizando técnicas de animação como o Stop Motion, como uma das alternativas.
Com a definição da implantação do curso de Introdução a Animação na Utec Gregório Bezerra, tendo com parte integrante dos conteúdos o software Pivot Stickfigure Animator, o desafio foi de incorporar os conceitos e vivência das inúmeras possibilidades dadas pela técnica de animação Stop Motion . Assim, surgiu esta sequência didática para as turmas de estudantes dos 5º anos em parceria com escolas municipais circunvizinhas com o objetivo de transformar as aulas em uma oportunidade lúdica, que saísse do lugar-comum de animações de luta e violência, e que facilitasse ao estudante refletir, conhecer e gostar de História Geral e da História da cidade do Recife; reconhecer-se enquanto parte deste universo, atuando como autor e ator da história do seu lugar e de sua vida; aprender a utilizar ferramentas básicas e avançadas do software Pivot Stickfigure Animator para produção das animações.
Estabelecido o devido início das aulas e planejada a vivência dos procedimentos didáticos, conforme cronograma estabelecido, foram articuladas as atividades a seguir: Apresentação do software Pivot em aula expositiva: barra de ferramentas, botões, funcionalidades e configurações. Paralelamente ao desenvolvimento do curso foi agendada uma aula passeio para o Instituto Ricardo Brennand , com a ideia de conhecer o espaço e o rico acervo disponível para visitação. Desta forma, além das orientações pertinentes a visitação ao museu, explicou-se sobre a utilização dos registros fotográficos feitos por eles na confecção de animações utilizando o software Pivot.
Na visita, os estudantes fotografaram nos espaços internos e externos do museu, aguçando o olhar e levando em consideração os tipos de fotografia e elementos fotografados que queriam em suas animações.
Os estudantes puderam criar seus roteiros baseados no pré-roteiro e nas fotos coletadas e organizaram a execução das animações. No decorrer da confecção das animações, os estudantes puderam esclarecer dúvidas no tocante ao uso do software e outros conceitos mais complexos puderam ser trabalhados à medida que novas necessidades de uso foram surgindo.
Como resultado deste trabalho, além da imensurável contribuição para a vida escolar, os estudantes puderam se identificar enquanto autores de suas histórias, enquanto faziam a releitura do que tinham estudado, com seu ponto de vista, contribuindo significativamente para se tornar cidadãos mais conscientes e presentes no futuro.
Cada estudante confeccionou sua animação e posteriormente foram compiladas pela professora e editadas de forma a se tornarem um só vídeo de animação.
Os vídeos e fotografias estão disponibilizados no blog Animação no Gregório (https://animacaogb.blogspot.com.br/).