A cada dia nos deparamos com uma cultura de apropriação e exploração dos recursos naturais, de modo a se considerar o fato de estarmos adentrando em uma crise ambiental nunca antes vista na história, onde os valores, comportamentos e atitudes dos seres humanos de dominância e desconsideração aos efeitos colaterais e consequências de suas ações frente à natureza têm contribuído para acelerar a escassez de boa parte desses recursos.Alguns especialistas já atestam que no amplo contexto social, econômico e ambiental do século XXI, o intenso processo de urbanização, a grande demanda, uma infraestrutura pobre e crítica, juntamente a problemas na falta de articulação e ações consistentes, têm gerado um déficit real, principalmente dos recursos hídricos, fato esse que acentua a necessidade de uma abordagem sistêmica, preditiva e integrada, cuja consolidação e transformação em instrumento de gestão podem vir a ser uma das maneiras mais eficazes de enfrentar o problema.Nesse sentido, em consonância com seu papel social e de cidadania, cabe à escola e a seus educadores desenvolverem novos recursos e incrementarem práticas pedagógicas que fomentem em seus educandos a importância da educação ambiental, permitindo a construção de valores sociais, habilidades, conhecimentos, atitudes e competências voltadas para a preservação do meio ambiente, fundamental a qualidade de vida saudável e a sustentabilidade. O presente projeto tem como meta prioritária a conscientização das pessoas visando à preservação do meio ambiente, destacando o desequilíbrio advindo da degradação de um recurso, sobretudo, com o papel de proteção a um, dos maiores recursos naturais disponíveis – a água, como também alertar da elevada concentração de metais, organismos e sedimentos, aumentam a vulnerabilidade da saúde humana por meio de bioacumulação e outros. Promover ações de recuperação das áreas já degradadas, ressaltando os aspectos legais em torno do tema, procurando, ainda, integrar nessa questão as mais diversas áreas do conhecimento, atrelando com as demais disciplinas da grade curricular e, permitindo a atuação das mídias, em uma interação escola-sociedade.