O presente artigo objetivou relatar uma análise feita em uma coleção de livros didáticos destinados ao 1º, 2º e 3º ano do ensino médio, ressaltando e descrevendo os aspectos internos e externos deste documento, atentando para o ensino da gramática, literatura e redação no ensino Médio com base nos quatro pilares da educação, observando o tipo de abordagem realizada pelos autores. O propósito desta análise é indicar caminhos e critérios para compreender o espaço no qual a produção textual, o uso gramatical e o ensino de literatura ocupam no livro didático e qual concepção adotada para o processo de ensino aprendizagem, enfatizando o trabalho do professor para analisar de forma crítica e reflexiva as lacunas existentes no livro. Vale ressaltar que o ensino de Língua Portuguesa vem passando por constantes mudanças metodológicas e o livro didático ainda é considerado um dos instrumentos mais utilizados em sala de aula. Os livros didáticos analisados são da Editora FTD, com distribuição gratuita, através de sua Unidade Escolar Pública. Os autores visam o desenvolvimento da compreensão e da prática pedagógica, ao retomar como base os quatro pilares da Educação que atenta para o aprender a conhecer, a fazer, a viver como os outros e a ser.