Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS ANTAGONISMOS DO PÚBLICO E DO PRIVADO NO QUE TANGE A INCLUSÃO

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO INCLUSIVA, ESCOLA PÚBLICA, ESCOLA PRIVADA Pôster (PO) GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

No Brasil há uma visível diferença entre o ensino em escolas publicas e em escolas privadas, principalmente no que diz respeito à perspectiva curricular de cada instituição. Torna-se importante entender, no atual contexto educacional brasileiro, como essas instituições têm buscado atender ao principio de um ensino de qualidade para todos os tipos de clientela, são diversas as dificuldades enfrentadas pelas mesmas para atingir tal objetivo. Deste modo, o presente artigo tem por objetivo verificar as adversidades enfrentadas pelas escolas, tanto publica quanto privada, no que diz respeito à inclusão de crianças com deficiência no ensino regular. A pesquisa foi desenvolvida com a direção de duas escolas, uma publica e uma privada, que recebem alunos com deficiência. O estudo foi realizado com base no eixo teórico de que todas as pessoas tem direito a educação, A pesquisa é de caráter exploratório e descritiva utilizou como instrumentos as entrevistas gravadas realizada com a direção de uma escola pública e outra privada, ambas da cidade de Barra de Santa Rosa, PB em agosto de 2017. Dentre os empecilhos destacados pela direção das escolas, a falta de recurso e de um pessoal especializado para auxiliar no ensino são os que mais dificultam o processo. Portanto, para haver a efetivação do processo de inclusão foi o que mais destacou em suas respostas, é preciso haver um trabalho em conjunto, seja da comunidade escolar, familiares e profissionais da área, e principalmente de um olhar mais especifico dos órgãos governamentais para essa questão.

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