A partir da curiosidade acerca do conhecimento de alunos sobre Letramento Científico e CTS, este artigo foi elaborado com o intuito de comprovar o pensamento de que pouco se trata a respeito desse tema. Assim, foi levada em prática a ideia de ir à campo pesquisar. Desse modo, foi feita uma primeira abordagem tanto com os alunos do 1º, 2º e 3º períodos do curso de licenciatura em Física do Campus VII da Universidade Estadual da Paraíba UEPB, em Patos-PB, como com os alunos do 3º ano da Escola João Silveira Guimarães em São Bento-PB, onde nos dois casos a princípio, a pesquisa tinha como finalidade apenas descobrir o que eles já sabiam sobre o tema no meio acadêmico, em especial na formação de licenciandos, para que só então, se pudesse fazer uma breve comparação com a mesma abordagem no Ensino Médio. No entanto, se fez necessária uma segunda abordagem para melhor compreensão dos objetivos dos pesquisadores, onde foi feita uma explanação mais detalhada sobre o tema citando conceitos e exemplos práticos da importância do Letramento Científico e da CTS tanto na Educação Básica quanto no meio acadêmico, mais especificamente no que se refere a formação de futuros professores e do fomento á ciência e à tecnologia.