O estágio surge como um processo fundamental na formação do aluno estagiário, pois é a forma de fazer a transição de aluno para professor. Objetiva-se com esse trabalho, relatar as experiências vividas na fase de observação em dois espaços no Estágio supervisionado II. A primeira fase de observação ocorreu em um espaço escolar no 7° ano A no Ensino Fundamental II. No primeiro dia de observação na escola, teve aula de Matemática. A professora era bem calma, e a turma se comportava na aula dela. No segundo dia de observação na escola teve aula de Português, percebeu-se que a professora não tem controle da sala de aula e nem paciência com os alunos. Ao final da observação, realizou-se uma palestra com o tema: Segurança na Escola. Durante a palestra, os alunos mostraram-se bastante interessados fazendo perguntas, relacionando o tema com o seu dia a dia. A segunda fase de observação ocorreu em um espaço não escolar: Centro da Juventude. No primeiro momento de observação, o coordenador mostrou as salas de oficinas. Em seguida foram divididos os grupos que ficariam em cada oficina. Observou-se a sala de Corte e Costura. Nesta sala, não havia muita comunicação entre professor e aluno. No segundo momento de observação no Centro da Juventude, realizou-se uma roda de conversa sobre Educação Ambiental. Após a palestra, levou-se os alunos do centro da juventude para visitar um balneário da cidade que estava passando por uma reestruturação e limpeza, explicando-lhes o que acontece quando degradamos o meio ambiente. Durante o processo de observação, a relação aluno e professor foi muito importante, pois contribuiu para que o estágio tenha acontecido de forma participativa. Conclui-se que o estágio é importante para a vida do acadêmico, pois é uma ponte de conhecimento da realidade do ambiente em que irá trabalhar como professor.