Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO II- OBSERVAÇÃO EM ESPAÇOS ESCOLAR E NÃO ESCOLAR

Palavra-chaves: FORMAÇÃO, APRENDIZADO, ESTAGIÁRIO Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38532
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 323
    "inscrito_id" => 6
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO II- OBSERVAÇÃO EM ESPAÇOS ESCOLAR E NÃO ESCOLAR"
    "resumo" => "O estágio surge como um processo fundamental na formação do aluno estagiário, pois é a forma de fazer a transição de aluno para professor. Objetiva-se com esse trabalho, relatar as experiências vividas na fase de observação em dois espaços no Estágio supervisionado II. A primeira fase de observação ocorreu em um espaço escolar no 7° ano A no Ensino Fundamental II. No primeiro dia de observação na escola, teve aula de Matemática. A professora era bem calma, e a turma se comportava na aula dela. No segundo dia de observação na escola teve aula de Português, percebeu-se que a professora não tem controle da sala de aula e nem paciência com os alunos. Ao final da observação, realizou-se uma palestra com o tema: Segurança na Escola. Durante a palestra, os alunos mostraram-se bastante interessados fazendo perguntas, relacionando o tema com o seu dia a dia. A segunda fase de observação ocorreu em um espaço não escolar: Centro da Juventude. No primeiro momento de observação, o coordenador mostrou as salas de oficinas. Em seguida foram divididos os grupos que ficariam em cada oficina. Observou-se a sala de Corte e Costura. Nesta sala, não havia muita comunicação entre professor e aluno. No segundo momento de observação no Centro da Juventude, realizou-se uma roda de conversa sobre Educação Ambiental. Após a palestra, levou-se os alunos do centro da juventude para visitar um balneário da cidade que estava passando por uma reestruturação e limpeza, explicando-lhes o que acontece quando degradamos o meio ambiente. Durante o processo de observação, a relação aluno e professor foi muito importante, pois contribuiu para que o estágio tenha acontecido de forma participativa. Conclui-se que o estágio é importante para a vida do acadêmico, pois é uma ponte de conhecimento da realidade do ambiente em que irá trabalhar como professor."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO, APRENDIZADO, ESTAGIÁRIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA1_ID6_31072017121914.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALZAIR DE SOUSA MESQUITA"
    "autor_nome_curto" => "ALZAIR MESQUITA"
    "autor_email" => "alzairifma@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38532
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 323
    "inscrito_id" => 6
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO II- OBSERVAÇÃO EM ESPAÇOS ESCOLAR E NÃO ESCOLAR"
    "resumo" => "O estágio surge como um processo fundamental na formação do aluno estagiário, pois é a forma de fazer a transição de aluno para professor. Objetiva-se com esse trabalho, relatar as experiências vividas na fase de observação em dois espaços no Estágio supervisionado II. A primeira fase de observação ocorreu em um espaço escolar no 7° ano A no Ensino Fundamental II. No primeiro dia de observação na escola, teve aula de Matemática. A professora era bem calma, e a turma se comportava na aula dela. No segundo dia de observação na escola teve aula de Português, percebeu-se que a professora não tem controle da sala de aula e nem paciência com os alunos. Ao final da observação, realizou-se uma palestra com o tema: Segurança na Escola. Durante a palestra, os alunos mostraram-se bastante interessados fazendo perguntas, relacionando o tema com o seu dia a dia. A segunda fase de observação ocorreu em um espaço não escolar: Centro da Juventude. No primeiro momento de observação, o coordenador mostrou as salas de oficinas. Em seguida foram divididos os grupos que ficariam em cada oficina. Observou-se a sala de Corte e Costura. Nesta sala, não havia muita comunicação entre professor e aluno. No segundo momento de observação no Centro da Juventude, realizou-se uma roda de conversa sobre Educação Ambiental. Após a palestra, levou-se os alunos do centro da juventude para visitar um balneário da cidade que estava passando por uma reestruturação e limpeza, explicando-lhes o que acontece quando degradamos o meio ambiente. Durante o processo de observação, a relação aluno e professor foi muito importante, pois contribuiu para que o estágio tenha acontecido de forma participativa. Conclui-se que o estágio é importante para a vida do acadêmico, pois é uma ponte de conhecimento da realidade do ambiente em que irá trabalhar como professor."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO, APRENDIZADO, ESTAGIÁRIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA1_ID6_31072017121914.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALZAIR DE SOUSA MESQUITA"
    "autor_nome_curto" => "ALZAIR MESQUITA"
    "autor_email" => "alzairifma@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O estágio surge como um processo fundamental na formação do aluno estagiário, pois é a forma de fazer a transição de aluno para professor. Objetiva-se com esse trabalho, relatar as experiências vividas na fase de observação em dois espaços no Estágio supervisionado II. A primeira fase de observação ocorreu em um espaço escolar no 7° ano A no Ensino Fundamental II. No primeiro dia de observação na escola, teve aula de Matemática. A professora era bem calma, e a turma se comportava na aula dela. No segundo dia de observação na escola teve aula de Português, percebeu-se que a professora não tem controle da sala de aula e nem paciência com os alunos. Ao final da observação, realizou-se uma palestra com o tema: Segurança na Escola. Durante a palestra, os alunos mostraram-se bastante interessados fazendo perguntas, relacionando o tema com o seu dia a dia. A segunda fase de observação ocorreu em um espaço não escolar: Centro da Juventude. No primeiro momento de observação, o coordenador mostrou as salas de oficinas. Em seguida foram divididos os grupos que ficariam em cada oficina. Observou-se a sala de Corte e Costura. Nesta sala, não havia muita comunicação entre professor e aluno. No segundo momento de observação no Centro da Juventude, realizou-se uma roda de conversa sobre Educação Ambiental. Após a palestra, levou-se os alunos do centro da juventude para visitar um balneário da cidade que estava passando por uma reestruturação e limpeza, explicando-lhes o que acontece quando degradamos o meio ambiente. Durante o processo de observação, a relação aluno e professor foi muito importante, pois contribuiu para que o estágio tenha acontecido de forma participativa. Conclui-se que o estágio é importante para a vida do acadêmico, pois é uma ponte de conhecimento da realidade do ambiente em que irá trabalhar como professor.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.