SLACKLINE NA ESCOLA: UMA PROPOSTA PARA AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
"2017-11-27 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 31598 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 534 "inscrito_id" => 1259 "titulo" => "SLACKLINE NA ESCOLA: UMA PROPOSTA PARA AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O objetivo deste estudo é relatar a importância vivenciada através das práticas corporais de aventura, em específico do Slackline, nas aulas de Educação Física, em uma escola da rede estadual de ensino na cidade de Campina Grande/PB. Apesar de ter conquistado muito espaço entre as pessoas das mais diversas faixas etárias por ser uma prática realizada em ambientes abertos (praias, praças e em locais públicos), ainda é pouco visto dentre os jovens de classe econômica mais desfavorecida. Visto que muitos deles não têm acesso a essa modalidade e que as práticas corporais de aventura estão inseridas na Base Nacional Comum Curricular (2017), bolsistas do PIBID – Educação Física, atuantes na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Assis Chateaubriand, em Campina Grande/PB, decidiram trabalhar com esta modalidade esportiva nas aulas de Educação Física, nas turmas de 7° ano do ensino fundamental. Esse artigo busca não somente apresentar os resultados de uma prática de ensino-aprendizagem, mas também uma forma educativa de se aplicar o Slackline que é um esporte de aventura e temática incomum no ambiente escolar e estabelecer um novo diálogo com os alunos do 7° ano fundamental da E.E.E.F.M Assis Chateaubriand, estimulando-os a um conhecimento mais amplo de forma lúdica e ainda em consenso com os Parâmetros Curriculares Nacionais. Em sua especificidade, a prática do Slackline na escola aborda não somente a cooperação e o trabalho em equipe, mas também a motivação e participação dos alunos cada vez mais nas aulas de Educação Física. Essa pesquisa caracteriza-se pelo relato de experiência, do tipo descritivo com abordagem qualitativa através da observação, conversação e registro em diário de campo na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Assis Chateaubriand, situada no Município de Campina Grande, Paraíba. Com a realização deste estudo, foi possível concluir que apesar de ser uma modalidade ainda considerada nova e por possuir baixo risco, o Slackline pode ser inserido nas aulas de Educação Física como uma prática corporal de aventura que busca a inovação e o estímulo para as aulas, e uma releitura das práticas corporais na escola, pois possui benefícios para tal sem perder sua especificidade. Os alunos se empenharam mais nas aulas justamente por ser algo novo e incomum e a turma participou em sua totalidade, buscando a superação a cada execução. A prática corporal de aventura na turma do 7° ano da escola Assis Chateaubriand, trouxe além da evolução das habilidades e capacidades físicas e motoras, o aumento do interesse e participação dos alunos, trazendo alguns benefícios fundamentais para o enriquecimento e inovação da Educação Física Escolar." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GD03 - Ensino e práticas educativas" "palavra_chave" => "SLACKLINE, PIBID, EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD4_SA3_ID1259_12092017010712.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARACELY MARTINS DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "ARACELY" "autor_email" => "lilly1009@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 31598 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 534 "inscrito_id" => 1259 "titulo" => "SLACKLINE NA ESCOLA: UMA PROPOSTA PARA AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O objetivo deste estudo é relatar a importância vivenciada através das práticas corporais de aventura, em específico do Slackline, nas aulas de Educação Física, em uma escola da rede estadual de ensino na cidade de Campina Grande/PB. Apesar de ter conquistado muito espaço entre as pessoas das mais diversas faixas etárias por ser uma prática realizada em ambientes abertos (praias, praças e em locais públicos), ainda é pouco visto dentre os jovens de classe econômica mais desfavorecida. Visto que muitos deles não têm acesso a essa modalidade e que as práticas corporais de aventura estão inseridas na Base Nacional Comum Curricular (2017), bolsistas do PIBID – Educação Física, atuantes na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Assis Chateaubriand, em Campina Grande/PB, decidiram trabalhar com esta modalidade esportiva nas aulas de Educação Física, nas turmas de 7° ano do ensino fundamental. Esse artigo busca não somente apresentar os resultados de uma prática de ensino-aprendizagem, mas também uma forma educativa de se aplicar o Slackline que é um esporte de aventura e temática incomum no ambiente escolar e estabelecer um novo diálogo com os alunos do 7° ano fundamental da E.E.E.F.M Assis Chateaubriand, estimulando-os a um conhecimento mais amplo de forma lúdica e ainda em consenso com os Parâmetros Curriculares Nacionais. Em sua especificidade, a prática do Slackline na escola aborda não somente a cooperação e o trabalho em equipe, mas também a motivação e participação dos alunos cada vez mais nas aulas de Educação Física. Essa pesquisa caracteriza-se pelo relato de experiência, do tipo descritivo com abordagem qualitativa através da observação, conversação e registro em diário de campo na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Assis Chateaubriand, situada no Município de Campina Grande, Paraíba. Com a realização deste estudo, foi possível concluir que apesar de ser uma modalidade ainda considerada nova e por possuir baixo risco, o Slackline pode ser inserido nas aulas de Educação Física como uma prática corporal de aventura que busca a inovação e o estímulo para as aulas, e uma releitura das práticas corporais na escola, pois possui benefícios para tal sem perder sua especificidade. Os alunos se empenharam mais nas aulas justamente por ser algo novo e incomum e a turma participou em sua totalidade, buscando a superação a cada execução. A prática corporal de aventura na turma do 7° ano da escola Assis Chateaubriand, trouxe além da evolução das habilidades e capacidades físicas e motoras, o aumento do interesse e participação dos alunos, trazendo alguns benefícios fundamentais para o enriquecimento e inovação da Educação Física Escolar." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GD03 - Ensino e práticas educativas" "palavra_chave" => "SLACKLINE, PIBID, EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD4_SA3_ID1259_12092017010712.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARACELY MARTINS DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "ARACELY" "autor_email" => "lilly1009@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }