Este trabalho tem por finalidade revelar alguns dados encontrados em respostas de aprendizes de língua inglesa do contexto universitário, em cursos da área de Engenharia Civil, Elétrica, Eletrônica e de Materiais de uma universidade federal rural do nordeste brasileiro, na qual a referida língua é disciplina obrigatória. Como base para nossa discussão, falaremos sobre os eixos da construção da autonomia discente (FREIRE, 1999); e do ensino colaborativo (LARRÉ, 2010; MAGALHÃES, 2010; ARAÚJO & COSTA, 2016), contextualizando essas duas temáticas no ensino-aprendizagem de língua inglesa a distância (BURNS & RICHARDS, 2012; LARRÉ, 2016; LARRÉ, 2017 no prelo). Iremos, pois, realizar uma discussão a partir das palavras-chave encontradas nas respostas de tais aprendizes a um questionamento da professora-pesquisadora, em que eles deveriam mencionar aspectos positivos e negativos visualizados e experienciados no decorrer da disciplina de Língua Estrangeira 1 (língua inglesa), especialmente quanto ao fato de esta ter sido ministrada via EaD. Deste modo, ao categorizar as palavras utilizadas pelos participantes da pesquisa, foi possível ter acesso às impressões dos mesmos sobre a disciplina especificamente, mas também sobre o ensino-aprendizagem na modalidade a distância de maneira geral. Nosso foco da análise dos dados recaiu nas temáticas sobre construção da autonomia e responsabilidade discentes por meio do ensino-aprendizagem de língua inglesa a distância. Como resultados, o que pudemos ver com os dados numéricos gerados é que praticamente dois terços dos alunos participantes identificaram pelo menos um dos termos collaborative activities ou autonomous learning como características da disciplina de língua inglesa 1 no semestre de 2016.2.