Neste artigo, traço a minha trajetória de vida, dos momentos construídos na escola básica até a docência, aspectos significativos na história de minha vivência em construção de meu percurso como professora. Nele, repenso a escola e a formação docente como lugares importantes da construção de vida e de formação. O objetivo deste estudo é analisar a docência a partir de memória de vida, com base num memorial de experiência docente a partir da elaboração de um memorial. O estudo está ancorado em Ibernón (2009); Souza (2007); Freire (2007); Burnier et al. (2007), entre outros. Trata-se de um relato de experiência de pesquisa realizada para a confecção de memorial de docência, elaborado a partir um componente do mestrado que culminou na feitura deste trabalho. O percurso metodológico está centrado numa pesquisa bibliográfica e documental, na qual me utilizei dos recursos memória e fotografias. Como instrumento de pesquisa, foi utilizado o memorial de experiência de vida e docência. Ressaltar a atividade de vida e docência a partir das memórias contadas no memorial contribui para estudos e pesquisas no campo de educação que versam sobre o saber docente e os trajetos de vida do professorado. Assim, espero trazer uma contribuição a professores que, assim como eu, têm enfrentando desafios na sua caminhada acadêmica.