O presente trabalho apresenta uma breve discussão sobre as dificuldades encontradas por professores na primeira etapa do ensino médio no tocante ao ensino de Química, bem como discorre sobre as possíveis formas e ferramentas de promover uma melhoria na qualidade de ensino e diminuir o grau de dificuldade desses alunos. Tem por objetivo refletir sobre as dificuldades encontradas no ensino na busca por despertar o interesse, bem como identificar e explicitar algumas das propostas metodológicas e estratégias de ensino que venham contribuir na aprendizagem dos alunos na primeira etapa do ensino médio. Apresenta uma abordagem qualitativa, na qual a partir da revisão de literatura, foi possível perceber as contribuições de forma significativa para a formação de professores, visto que essas contribuições são capazes de promover a contextualização e interdisciplinaridade como meios eficazes para a realização de uma prática pedagógica comprometida com a formação crítica do cidadão. Diante da pesquisa realizada, a Avaliação dos livros didáticos e as propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais demonstram que é preciso saber utilizar metodologias que envolvam o aluno para o aprendizado dessa disciplina complexa, porém, essencial. Sem dúvidas, é essencial que o conhecimento químico faça parte da vida cotidiana das pessoas, a fim de que elas possam, criticamente, contribuir para a preservação e a conservação de todas as formas de vida, inclusive da espécie humana. Entretanto, quando analisamos a trajetória do ensino de química verificamos que, ao longo dos tempos, muitos alunos vêm demonstrando dificuldades em aprender. Na maioria das vezes, não percebem o significado ou a validade do que estudam. Neste sentido, faz-se necessário a busca por referenciais atuais que permitam conhecer as dificuldades encontradas por professores na primeira etapa do ensino médio numa perspectiva crítica. Vale destacar que, para se chegar ao diagnóstico das dificuldades, é importante um estudo aprofundado; para tal, vemos essa pesquisa como um direcionamento para futuros estudos.