Artigo Anais COPRECIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-7885

CONTRIBUIÇÕES DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA FORMAÇÃO DO FUTURO PROFESSOR DE MATEMÁTICA

Palavra-chaves: EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, ENSINO DA MATEMÁTICA, FORMAÇÃO PROFISSIONAL Comunicação Oral (CO) GD17 - Educação Matemática: processos educativos
"2017-11-27 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 31136
    "edicao_id" => 71
    "trabalho_id" => 260
    "inscrito_id" => 894
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA FORMAÇÃO DO FUTURO PROFESSOR DE MATEMÁTICA"
    "resumo" => "O presente artigo apresenta um relato das experiências vivenciadas por alunos curso de licenciatura em matemática do Campus Avançado de Patu da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Assim, temos como objetivo destacar a importância dos projetos de extensão idealizados pelas universidades, desenvolvido na comunidade e pela comunidade. Esta aproximação entre universidade e sociedade, coloca os estudantes dos cursos de graduação em um contato real com a experiência de executar o que foi ensinado e discutido em sala de aula. A dimensão dada pela extensão vai muito além de aspectos dos conteúdos, mas sim a uma partilha de conhecimentos e o desenvolvimento dos mesmos. Destacamos as contribuições dada pela extensão na formação do professor de matemática, tendo como situação motivadora o projeto de extensão Curso de Matemática Básica para o ENEM 2016, desenvolvidos por alunos da UERN do curso de licenciatura em matemática do Campus Avançado de Patu. As aulas ocorriam nas cidades de Patu, Almino Afonso e Rafael Godeiro com alunos do ensino médio de escolas públicas dessas cidades, e pessoas da comunidade. O projeto teve duração de 3 meses, com 3 encontros de 3 horas aulas cada um. As metodologias utilizadas pelos monitores, buscavam desenvolver e aprofundar os conhecimentos matemáticos dos alunos, possibilitando a compreensão das questões do ENEM, tendo como fio condutor a resolução das questões das edições anteriores, e que estão de acordo com o novo formato de avaliação, explicando os conteúdos abordados e desenvolvendo a melhor método de resolução para cada uma delas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GD17 - Educação Matemática: processos educativos"
    "palavra_chave" => "EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, ENSINO DA MATEMÁTICA, FORMAÇÃO PROFISSIONAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA17_ID894_14082017232313.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:17"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCINARIO OLIVEIRA DE ARAUJO"
    "autor_nome_curto" => "FRANCINARIO"
    "autor_email" => "francinariooliveira@uern."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-coprecis"
    "edicao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png"
    "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00"
    "publicacao_id" => 45
    "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "publicacao_codigo" => "2594-7885"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 31136
    "edicao_id" => 71
    "trabalho_id" => 260
    "inscrito_id" => 894
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA FORMAÇÃO DO FUTURO PROFESSOR DE MATEMÁTICA"
    "resumo" => "O presente artigo apresenta um relato das experiências vivenciadas por alunos curso de licenciatura em matemática do Campus Avançado de Patu da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Assim, temos como objetivo destacar a importância dos projetos de extensão idealizados pelas universidades, desenvolvido na comunidade e pela comunidade. Esta aproximação entre universidade e sociedade, coloca os estudantes dos cursos de graduação em um contato real com a experiência de executar o que foi ensinado e discutido em sala de aula. A dimensão dada pela extensão vai muito além de aspectos dos conteúdos, mas sim a uma partilha de conhecimentos e o desenvolvimento dos mesmos. Destacamos as contribuições dada pela extensão na formação do professor de matemática, tendo como situação motivadora o projeto de extensão Curso de Matemática Básica para o ENEM 2016, desenvolvidos por alunos da UERN do curso de licenciatura em matemática do Campus Avançado de Patu. As aulas ocorriam nas cidades de Patu, Almino Afonso e Rafael Godeiro com alunos do ensino médio de escolas públicas dessas cidades, e pessoas da comunidade. O projeto teve duração de 3 meses, com 3 encontros de 3 horas aulas cada um. As metodologias utilizadas pelos monitores, buscavam desenvolver e aprofundar os conhecimentos matemáticos dos alunos, possibilitando a compreensão das questões do ENEM, tendo como fio condutor a resolução das questões das edições anteriores, e que estão de acordo com o novo formato de avaliação, explicando os conteúdos abordados e desenvolvendo a melhor método de resolução para cada uma delas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GD17 - Educação Matemática: processos educativos"
    "palavra_chave" => "EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, ENSINO DA MATEMÁTICA, FORMAÇÃO PROFISSIONAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA17_ID894_14082017232313.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:17"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCINARIO OLIVEIRA DE ARAUJO"
    "autor_nome_curto" => "FRANCINARIO"
    "autor_email" => "francinariooliveira@uern."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-coprecis"
    "edicao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png"
    "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00"
    "publicacao_id" => 45
    "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "publicacao_codigo" => "2594-7885"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de novembro de 2017

Resumo

O presente artigo apresenta um relato das experiências vivenciadas por alunos curso de licenciatura em matemática do Campus Avançado de Patu da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Assim, temos como objetivo destacar a importância dos projetos de extensão idealizados pelas universidades, desenvolvido na comunidade e pela comunidade. Esta aproximação entre universidade e sociedade, coloca os estudantes dos cursos de graduação em um contato real com a experiência de executar o que foi ensinado e discutido em sala de aula. A dimensão dada pela extensão vai muito além de aspectos dos conteúdos, mas sim a uma partilha de conhecimentos e o desenvolvimento dos mesmos. Destacamos as contribuições dada pela extensão na formação do professor de matemática, tendo como situação motivadora o projeto de extensão Curso de Matemática Básica para o ENEM 2016, desenvolvidos por alunos da UERN do curso de licenciatura em matemática do Campus Avançado de Patu. As aulas ocorriam nas cidades de Patu, Almino Afonso e Rafael Godeiro com alunos do ensino médio de escolas públicas dessas cidades, e pessoas da comunidade. O projeto teve duração de 3 meses, com 3 encontros de 3 horas aulas cada um. As metodologias utilizadas pelos monitores, buscavam desenvolver e aprofundar os conhecimentos matemáticos dos alunos, possibilitando a compreensão das questões do ENEM, tendo como fio condutor a resolução das questões das edições anteriores, e que estão de acordo com o novo formato de avaliação, explicando os conteúdos abordados e desenvolvendo a melhor método de resolução para cada uma delas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.