Práticas inclusivas vêm sendo desenvolvidas e aprimoradas a cada dia no ambiente escolar. E pode-se perceber que os fatores que influenciam diretamente as mudanças são fatores sociais relacionados à aceitação do diferente e o respeito à diversidade. Partindo desse pressuposto e considerando os aspectos socioculturais como influenciadores da legitimação da inclusão no ambiente escolar, faz-se necessário proporcionar atitudes inclusivas também por parte dos alunos. Pois é a partir da vivência de alunos com deficiência junto com alunos sem deficiência, do compartilhamento de informações sobre inclusão e de realização de atividades interdisciplinares que conduzam os alunos a uma reflexão sobre aspectos referentes à pessoa com deficiência, que será possível criar um ambiente verdadeiramente acolhedor, transformando a escola em um lugar de todos. Assim, este trabalho analisa um projeto de ensino, com caráter de formação inicial, que desenvolve ações que permitam o conhecimento e a vivência de questões referentes à inclusão da pessoa com deficiência no IFAL – Campus Murici. O projeto é direcionado para alunos dos 1ºs e 2ºs anos dos cursos de Agroecologia e Agroindústria do campus Murici, para que possam ser aliados na efetivação do processo de inclusão, valorizando e respeitando a diversidade. Espera-se, dessa forma, sensibilizar os alunos para com a diversidade e questões referentes à inclusão da pessoa com deficiência na escola; bem como o desenvolvimento de um novo olhar e de uma nova postura em relação à pessoa com deficiência e à diversidade de maneira geral.