O objetivo deste trabalho é apresentar discussões teóricas sob o ponto de vista das ciências sociais sobre o trabalho e a saúde do professor. Uma vez que, este trabalhador no desempenho do seu trabalho desenvolve sentimentos de afeto e também de sofrimento que podem de algum modo culminar no adoecimento e afastamento deste indivíduo das suas atividades laborais. Além disso, é necessário levar em consideração as interferências dos contextos histórico-sociais que marcam o tipo ideal do que é ser professor na sociedade. Esta pesquisa tem como proposta refletir sobre o trabalho do professor da rede pública Estadual, mais precisamente o professor do ensino médio. Contudo, a partir da compreensão empírica e de literaturas especializadas, procuramos enxergar diversos desafios enfrentados pela figura do professor. Esta pesquisa que estar em andamento pretende levantar discussões importantes no intuito de pensar sobre o desempenho do trabalho docente na contemporaneidade. A questão norteadora passa pela seguinte indagação: de que maneira o professor vem enfrentando os dilemas da escola? Portanto, ao longo dos anos o professor vem enfrentando inúmeras mudanças no contexto escolar, desde as reformas nos currículos até os ataques de violência que perpassam o espaço da escola. Portanto, no campo das ciências sociais podemos refletir com inúmeros autores que nos ajudam a pensar esta realidade como (DUBET, 1997), (BOLTANSKI, 1984), (LE BRETON, 2003), (MAUSS, 1974) e entre outros. Esta contribuição teórica pretende servir de arcabouço teórico para aqueles que se preocupam e vem ao longo das décadas se dedicando a esta temática.