RESUMO
Este artigo enfatiza aspectos pedagógicos e metodológicos do Ensino de Matemática enfocando a importância desta disciplina para a vida escolar e social de alunos do Ensino Fundamental, sob a ótica da Educação Matemática que defende a importância de uma prática pedagógica interativa e contextualizada, na qual o aluno seja identificado como sujeito ativo no processo de ensino e de aprendizagem, e tenha os seus conhecimentos prévios valorizados, bem como as suas capacidades cognitivas, considerando que um modelo de ensino depositário e reprodutivista, não atende as necessidades de aprendizado da maioria dos alunos. Com base no prisma teórico da Educação Matemática, foram selecionadas duas publicações da revista Nova Escola, que tiveram os seus textos introdutórios e algumas de suas atividades propostas analisadas. Esta análise buscou identificar e verificar se as publicações possuem harmonia com os princípios da Educação Matemática ou não. As publicações selecionadas para análise são de edições da revista Nova Escola dos anos de 2007 e 2011, e ambas tratam de assuntos teóricos da área de Matemática no Ensino Fundamental. Uma faz referência a novas propostas de práticas pedagógicas para o ensino de adição e a outra aponta novos caminhos didáticos que podem ser usados para o ensino da tabuada. A análise realizada derivou um resultado híbrido, isto é, percebeu-se que há momentos em que os conceitos da Educação Matemática são presentes, e há momentos que não, pois foram encontrados aspectos que concordam com os ideais teóricos desta área do ensino de Matemática, mas também foram identificadas situações em que há ausência de consonância com estes princípios.