Artigo Anais COPRECIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-7885

FAMÍLIA E ESCOLA: UMA PARCERIA POSSÍVEL PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E ESCRITA

Palavra-chaves: FAMÍLIA, ESCOLA, LEITURA, ESCRITA, ESCRITA Comunicação Oral (CO) GD03 - Ensino e práticas educativas
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Logo, a escola e a família como instituições sociais responsáveis para prover aprendizagens, ensinamentos aos sujeitos sociais: alunos, filhos têm um papel determinante para a formação integral enquanto sujeitos de direitos que precisam ter sua cidadania garantida. Assim, pensando nessas funções as habilidades e competências da leitura e escrita foram trabalhadas de forma significativa com os pais que teve a finalidade de envolver a família para o reconhecimento das ferramentas básicas do ler, escrever e resolver problemas para o exercício da cidadania. Portanto, este ação oportunizou a comunidade escolar um momento de socialização de saberes, conhecimentos para haver uma significação, um prazer, uma alegria, uma desconcentração, um desejo enorme de experiências e interações tendo como foco principal a família. Logo, este projeto foi um momento lúdico, dinâmico de descontração que marcou a nossa educação em propor uma ação que teve a família como foco principal. Enfim, pensando nas relações positivas entre a família e escola foi possível alcançarmos sucesso com este projeto, pois inovou nossas ações no sentido de reconhecer essas instituições sociais como participantes no processo de formação humana.Este artigo tem como propósito apresentar os resultados de um projeto desenvolvido nas escolas municipais de Juarez Távora – Paraíba, que teve como objetivo ger" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GD03 - Ensino e práticas educativas" "palavra_chave" => "FAMÍLIA, ESCOLA, LEITURA, ESCRITA, ESCRITA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA3_ID1166_04092017153139.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WALDILSON DUARTE CAVALCANTE DE BARROS" "autor_nome_curto" => "WALDILSON DUARTE" "autor_email" => "waldilsonduarte@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 31217 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 507 "inscrito_id" => 1166 "titulo" => "FAMÍLIA E ESCOLA: UMA PARCERIA POSSÍVEL PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E ESCRITA" "resumo" => "Este artigo tem como propósito apresentar os resultados de um projeto desenvolvido nas escolas municipais de Juarez Távora – Paraíba, que teve como objetivo geral trabalhar de forma significativa a leitura e a escrita com pais/responsáveis dos alunos no intuito de estreitar os laços, vínculos dessa relação família e escola promovendo aprendizagens fundamentais de modo que os envolvidos nesse processo sintam-se responsáveis pela compreensão dessas ações para o futuro dos seus filhos enquanto cidadãos do amanhã. 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Publicado em 27 de novembro de 2017

Resumo

Este artigo tem como propósito apresentar os resultados de um projeto desenvolvido nas escolas municipais de Juarez Távora – Paraíba, que teve como objetivo geral trabalhar de forma significativa a leitura e a escrita com pais/responsáveis dos alunos no intuito de estreitar os laços, vínculos dessa relação família e escola promovendo aprendizagens fundamentais de modo que os envolvidos nesse processo sintam-se responsáveis pela compreensão dessas ações para o futuro dos seus filhos enquanto cidadãos do amanhã. Logo, a escola e a família como instituições sociais responsáveis para prover aprendizagens, ensinamentos aos sujeitos sociais: alunos, filhos têm um papel determinante para a formação integral enquanto sujeitos de direitos que precisam ter sua cidadania garantida. Assim, pensando nessas funções as habilidades e competências da leitura e escrita foram trabalhadas de forma significativa com os pais que teve a finalidade de envolver a família para o reconhecimento das ferramentas básicas do ler, escrever e resolver problemas para o exercício da cidadania. Portanto, este ação oportunizou a comunidade escolar um momento de socialização de saberes, conhecimentos para haver uma significação, um prazer, uma alegria, uma desconcentração, um desejo enorme de experiências e interações tendo como foco principal a família. Logo, este projeto foi um momento lúdico, dinâmico de descontração que marcou a nossa educação em propor uma ação que teve a família como foco principal. Enfim, pensando nas relações positivas entre a família e escola foi possível alcançarmos sucesso com este projeto, pois inovou nossas ações no sentido de reconhecer essas instituições sociais como participantes no processo de formação humana.

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