A prática, do ensino da Química, em sala de aula, consiste no método da transmissão-recepção de conhecimentos que, muitas vezes, não são compreendidos. Método este, muito criticado por Paulo Freire, afirmando que esse tipo de ensino é tido como “Concepção Bancária”, onde o professor “deposita” seus conhecimentos sem nenhuma aprendizagem contínua. Nesse contexto, o ensino de Química enfrenta dificuldades refente as metodologias utilizadas para a abordagem de um determinado conteúdo, concentrando-se na repetição de nomes, fórmulas e cálculos, causando grande desinteresse pelos alunos. Dessa forma, a Química, torna-se uma disciplina monótona e de difícil compreensão. Para aguçar o interesse do aluno para a aprendizagem é necessário a utilização de métodos alternativos, como por exemplo: o uso de jogos didáticos. O uso dessa ferramenta pedagógica é uma maneira de sair da monotonia e tornar significativo o aprendizado do aluno. Por meio desse instrumento didático, o professor pode reforçar conteúdos já concluídos. O presente trabalho, desenvolvido em uma escola pública no município de Campina Grande, no Estado da Paraíba, teve como objetivo a aplicação do jogo pedagógico “Dominó Orgânico”, com intuito de avaliar e melhorar de forma significativa a aprendizagem dos alunos do 3º ano do ensino médio, sobre o conteúdo de funções orgânicas oxigenadas. Trata-se de um estudo qualitativo, baseando-se em relatos de 16 alunos, regulamente matriculados, tendo como instrumento de coleta de dados dois exercícios que foram aplicados antes e após o jogo e um questionário pós-jogo. A metodologia aplicada atendeu às expectativas para auxiliar na compreensão do conteúdo em sala de aula, visto que, os jogos didáticos são ferramentas importantes que podem contribuir com os processos de ensino-aprendizagem, já que ludicidade estimulam o interesse dos alunos pela aula.