Artigo Anais COPRECIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-7885

PARALELOS ENTRE HIGIENISMO E OS CURRÍCULOS DA ESCOLA DOMÉSTICA DE NATAL (1914 – 1944)

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Publicado em 27 de novembro de 2017

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo discutir a presença do caráter higienista no modelo curricular presente na Escola Doméstica (ED) no período de 1914 a 1944, a fim de identificar se a instituição adotou esses ideais e, caso afirmativo, de que forma isso aconteceu. Levamos em consideração as administrações que ficaram à frente da escola no momento em questão, tendo em vista que na coleta de dados percebemos que durante 101 anos de funcionamento a Escola Doméstica de Natal teve 16 diretoras e propomos uma divisão em quatro momentos na administração da instituição, sendo este trabalho referente aos dois primeiros períodos. O primeiro período consiste no momento em que estiveram à frente da instituição as diretoras estrangeiras. Já o segundo período consiste no momento em que as diretoras passaram a ser brasileiras e, em sua maioria, ex-alunas da instituição. Para a análise optamos por considerar o currículo de 1914 e suas reformulações, bem como outros documentos oficiais, como boletins, fotos e relatos. Esses dados foram obtidos por meio de uma revisão bibliográfica acerca da ED e pesquisas em campo que tiveram como objetivo coletar informações sobre a instituição. Para chegar aos resultados, fez-se necessário um estudo analítico-comparativo, fazendo comparações entre as informações coletadas e os estudos teóricos. Foi possível perceber a presença da disciplina Higiene em todos os anos do Curso Doméstico, bem como a nítida ênfase dada a estes ideais nas demais disciplinas. Destacamos que este não foi um acontecimento isolado nesta instituição, nessa perspectiva, esses preceitos se faziam presente nos discursos pedagógicos de inúmeros Estados brasileiros. Em estudos futuros podemos considerar a presença de outros ideais no currículo da instituição e, ainda, aprofundar os estudos sobre higiene.

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